<
logo Melhores Destinos

Codeshare! Latam e TAP iniciam venda de passagens em parceria para mais de 40 destinos

Mateus Tamiozzo
08/07/2025 às 20:00

Codeshare! Latam e TAP iniciam venda de passagens em parceria para mais de 40 destinos

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

As companhias aéreas Latam e TAP deram início a um acordo de compartilhamento de código (codeshare) com venda de passagens para 42 destinos no Brasil, na Europa e na África. São 27 cidades atendidas pela empresa brasileira e 15 da aérea portuguesa.

Inicialmente, a Latam passa a comercializar em seu sistema rotas da TAP de Lisboa para os continentes europeu e africano. A companhia aérea portuguesa, por sua vez, inclui em suas opções destinos da empresa brasileira a partir de Brasília, Fortaleza e Florianópolis.

Os principais benefícios para os passageiros são conexões facilitadas e check-in e despacho de bagagem únicos, assim como ocorre em outros acordos de codeshare.

A Latam e a TAP não deram detalhes sobre quais cidades integram o codeshare. A companhia aérea brasileira destacou que outros países da América do Sul ou a totalidade de sua malha aérea no Brasil não fazem parte do acordo, mas não descartou uma expansão no futuro.

O que é um acordo de codeshare?

Em um codeshare, uma companhia aérea vende passagens em seus sistemas para destinos servidos por outra empresa – os acordos podem ser unilaterais ou bilaterais. Assim, Latam e TAP, usando o exemplo deste post, podem comercializar bilhetes para rotas em que não estão presentes.

Trata-se de uma iniciativa muito comum no setor, especialmente se pensarmos que é basicamente impossível, se considerarmos custos e a relação oferta x demanda, que uma companhia aérea tenha voos próprios e diretos para todos os lugares do mundo.

Para garantir conectividade, alguns voos de determinadas rotas podem ter o horário alterado para que se “encaixem” na malha aérea do parceiro. Além disso, como já destacado, há algumas facilidades, como check-in e despacho de bagagem únicos até o destino final.

Mas há também algumas complexidades: vamos supor que você vai viajar com a TAP em um bilhete emitido no site da Latam. Se você tiver alguma necessidade com a sua passagem, como alterações, o ponto de contato será a companhia aérea brasileira. Se o voo for cancelado, por exemplo, você deverá falar com a empresa portuguesa.

De toda forma, é muito mais conveniente ter apenas uma passagem emitida para todos os trechos do que lidar com bilhetes separados, que exigiriam novo check-in, novo despacho de bagagem e nem sempre os melhores horários para a continuação da viagem (neste caso, sequer podemos falar em conexão).

Vai viajar? Não esqueça do seguro! Aproveite o desconto de 50% com a Allianz e vá tranquilo!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção