logo Melhores Destinos

Latam vai aplicar regras pré-pandemia em passagens compradas a partir de 12/7

Leonardo Cassol
07/07/2021 às 15:21

Latam vai aplicar regras pré-pandemia em passagens compradas a partir de 12/7

A Latam anunciou que vai deixar de realizar a remarcação de passagens aéreas sem a cobrança de multa em bilhetes comprados a partir de 7 de julho 12 de julho de 2021 (após a publicação da matéria a empresa postergou o início da vigência das regras de 7 para 12/7). Com a medida, quem desejar alterar uma viagem terá que pagar a multa prevista na tarifa adquirida, mais uma eventual diferença de tarifa.

Clientes ainda poderão obter crédito sem multa de voos programados para 2021

Vale destacar que, apesar da mudança, a Latam terá que seguir respeitando a lei e oferecendo a opção de um crédito integral do valor pago na passagem para clientes que tiverem voos programados até 31 de dezembro de 2021. Isso se aplica mesmo para bilhetes adquiridos após 12 de julho. Ou seja, se você vai voar neste ano a melhor opção é pegar o crédito e comprar um novo bilhete! Assim você escapa da multa pela alteração.

Além disso, os passageiros que forem impactados por cancelamentos de voos ou alterações de horário superiores a 30 minutos em viagens nacionais e 1 hora em viagens internacionais continuam tendo o direito de alterar o voo sem multa ou diferença de tarifa, respeitando o período de viagem definido pela empresa. Ou ao reembolso integral, sem penalidade. Veja: O que fazer quando a companhia aérea altera ou cancela o seu voo?

Dica! Tanto a Latam, como as demais companhias nacionais, ainda estão realizando amplas adequações na malha aérea. Portanto, antes de pagar para alterar um bilhete, verifique se não houve uma alteração na viagem realizada pela companhia aérea. Nem sempre eles avisam!

Os reembolsos de viagens programadas para 2021 que não sofreram alteração pela companhia aérea seguem sujeito à multa e à devolução em até 12 meses, por conta da lei. O valor deverá ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Já voos a partir de 2022 seguem as regras normais da tarifa adquirida, com penalidades mas reembolso em até 30 dias. Fiquem atentos, pois muitos atendentes fazem confusão e não são claros quanto aos regulamentos.

O que diz a Latam

Em nota ao Melhores Destinos, após a publicação da matéria, a Latam informou que “as novas regras comerciais informadas em seu site estão previstas para serem aplicadas às solicitações realizadas a partir de 12 de julho de 2021. A princípio, até 11 de julho de 2021, a LATAM permanecerá adotando as flexibilizações comerciais anteriores.

A companhia ainda reforçou que “até 31 de dezembro de 2021 estará disponibilizando crédito integral para aqueles passageiros que não desejarem mais voar (voos a serem operados até essa mesma data) bem como procedendo com reembolsos de acordo com as regras tarifárias para os passageiros que preferirem o cancelamento total de seu contrato.

Regras para passagens compradas até 11 de julho de 2021

No caso de passagens da Latam compradas até 11 de julho de 2021, se aplicarão as seguintes regras:

Todas as informações estão disponíveis no site da empresa.


E a gente achando que um dos legados da pandemia seria um pouco mais de flexibilidade nas passagens aéreas… Ilusão!

Veja também:

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção