Latam retira passageiros de Noronha com jatos após suspensão de voos da Voepass


Latam retira passageiros de Noronha com jatos após suspensão de voos da Voepass
Após a suspensão das operações da Voepass pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), viajantes ficaram retidos em Fernando de Noronha. Para solucionar o problema, a Latam organizou voos emergenciais entre o Recife e a ilha pelos próximos dias, garantindo o retorno dos viajantes.
Desde hoje, um Airbus A319 da Latam começou a operar entre Recife e Fernando de Noronha para transportar os passageiros afetados. O primeiro voo partiu de Recife às 6h30, pousando na ilha às 8h50 (horário local). Já o retorno de Noronha está previsto para as 10h20, com chegada ao Recife às 10h40.
Viaje mais gastando menos! Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca nenhuma promoção de viagem da Semana do Consumidor
Esses voos especiais não estão disponíveis para compra no site da companhia, pois foram autorizados em caráter emergencial e organizados exclusivamente para atender esta situação. O voo emergencial, inclusive, aparece no aplicativo Flight Radar 24.
“Com esta autorização, a Latam vai colocar um jato para levar os passageiros que tinham comprado voos pela empresa em codeshare com a Voepass e ficaram sem poder viajar com a suspensão da autorização dessa última. Estamos trabalhando dia e noite para minimizar os prejuízos”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Além disso, a equipe da Voepass continuará prestando suporte no solo às operações da Latam em Noronha.
- Voo no Flight Radar
Voos suspensos da Voepass
A decisão da Anac foi baseada em questões de segurança operacional. A Voepass, que realizava dois voos diários entre Recife e Fernando de Noronha, teve sua licença suspensa a partir do dia 11 de março de 2025.
Como resultado, os passageiros que já estavam na ilha ficaram sem uma alternativa imediata para retornar ao continente.
Voos da Latam e Gol para Noronha
O voo extra da Latam marca a retomada da operação de jatos em Fernando de Noronha após mais de dois anos. Desde outubro de 2022, aeronaves de grande porte estavam proibidas de pousar na ilha devido às más condições da pista.
A Anac autorizou a volta antecipada dessas operações, já que as obras de recuperação do aeródromo, estimadas em R$ 60 milhões, estão em andamento.

Projeto do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Fernando de Noronha – Dix Aeroportos/Divulgação
Além do voo emergencial, a Latam já anunciou que retomará voos regulares entre São Paulo e Fernando de Noronha a partir de 1º de maio. A Gol também confirmou que iniciará operações diretas entre Recife e a ilha em abril.
O que fazer se você tiver um voo da Voepass?
Se você comprou uma passagem da Voepass por meio do site da Latam, há algumas opções disponíveis para remarcação:
- Alteração do voo sem multa e sem diferença tarifária, desde que haja disponibilidade na mesma cabine e dentro da validade do bilhete.
- Acomodação em voos operados pela Latam ou, caso não haja disponibilidade, por outras companhias aéreas.
- Reembolso integral da passagem sem custos.
Os passageiros podem solicitar as mudanças diretamente na seção “Minhas Viagens” do site da Latam, informou a companhia.
E agora?
A Latam informou que segue acompanhando a situação e novas operações poderão ser programadas caso necessário.
O Governo de Pernambuco, em conjunto com autoridades aeroportuárias e empresas aéreas, também está mobilizado para normalizar a malha aérea de Fernando de Noronha o mais rápido possível.
Se você está na ilha e precisa viajar, fique atento às atualizações das companhias aéreas e da Anac para garantir seu retorno com segurança.
Com informações da assessoria da Latam, Governo Federal, portal g1, jornal Diário do Nordeste.