logo Melhores Destinos

Depois dos problemas no final de 2018, Latam atinge 94% de pontualidade na alta temporada de julho

Leonardo Cassol
06/08/2019 às 16:06

Depois dos problemas no final de 2018, Latam atinge 94% de pontualidade na alta temporada de julho

A Latam divulgou que bateu seu próprio recorde de pontualidade durante o período da alta temporada de inverno. Segundo a empresa, entre os dias 30 de junho e 4 de agosto desse ano, 94,1% de seus voos domésticos pousaram com até 14 minutos de diferença em relação ao horário previsto, índice superior ao do setor, considerando as maiores companhias, que ficou na marca em 86,6%.

O resultado é muito positivo e diferente do que a companhia aérea apresentou durante as férias na virada do ano. Quem passou pelo Aeroporto de Guarulhos (principal centro de operações da Latam) entre a segunda quinzena de dezembro e o início de janeiro desse ano, vai se recordar do caos em que o terminal se transformou. Passageiros levaram mais de 3 horas para conseguir despachar suas bagagens e embarcar. A desorganização foi tão grande que milhares de viajantes perderam seus voos e/ou tiveram suas férias prejudicadas, aguardando em filas intermináveis que saíam pelas portas do aeroporto.

As fortes chuvas, comuns durante o verão, acabaram levando parte da culpa pelo fiasco naquela ocasião. E, de fato, impactaram os aeroportos maios importantes. Mas, mesmo quando o tempo melhorou, a Latam continuou com graves problemas operacionais sendo, de longe, a companhia aérea mais afetada. Ficou nítido que a companhia estava despreparada e sem um processo eficaz de contingência para lidar com o aumento da demanda e com as adversidades climáticas.

A Latam atribuiu os bons resultados de julho a algumas medidas, como o início da operação, em fevereiro deste ano, de um centro de manutenção de aeronaves no Aeroporto de Guarulhos. O espaço permite que, em eventuais necessidades de manutenção não programadas, as aeronaves possam ser ajustadas de forma simultânea e rápida, retornando à sua programação com o mínimo de impacto.

Além disso, a empresa também informou que investiu no treinamento de suas equipes, e em um novo processo de embarque de passageiros, que visa agilizar e facilitar a entrada dos passageiros na aeronave.

Eu, particularmente, prefiro aguardar o fim do ano para ver qual será o desempenho da Latam e das demais companhias aéreas nos quesitos pontualidade e regularidade antes de reservar minhas passagens aéreas. Será que as medidas implementadas serão suficientes para evitar problemas, ou viveremos um novo período frustrante de turbulência?

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção