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Depois dos problemas no final de 2018, Latam atinge 94% de pontualidade na alta temporada de julho

Leonardo Cassol
06/08/2019 às 16:06

Depois dos problemas no final de 2018, Latam atinge 94% de pontualidade na alta temporada de julho

A Latam divulgou que bateu seu próprio recorde de pontualidade durante o período da alta temporada de inverno. Segundo a empresa, entre os dias 30 de junho e 4 de agosto desse ano, 94,1% de seus voos domésticos pousaram com até 14 minutos de diferença em relação ao horário previsto, índice superior ao do setor, considerando as maiores companhias, que ficou na marca em 86,6%.

O resultado é muito positivo e diferente do que a companhia aérea apresentou durante as férias na virada do ano. Quem passou pelo Aeroporto de Guarulhos (principal centro de operações da Latam) entre a segunda quinzena de dezembro e o início de janeiro desse ano, vai se recordar do caos em que o terminal se transformou. Passageiros levaram mais de 3 horas para conseguir despachar suas bagagens e embarcar. A desorganização foi tão grande que milhares de viajantes perderam seus voos e/ou tiveram suas férias prejudicadas, aguardando em filas intermináveis que saíam pelas portas do aeroporto.

As fortes chuvas, comuns durante o verão, acabaram levando parte da culpa pelo fiasco naquela ocasião. E, de fato, impactaram os aeroportos maios importantes. Mas, mesmo quando o tempo melhorou, a Latam continuou com graves problemas operacionais sendo, de longe, a companhia aérea mais afetada. Ficou nítido que a companhia estava despreparada e sem um processo eficaz de contingência para lidar com o aumento da demanda e com as adversidades climáticas.

A Latam atribuiu os bons resultados de julho a algumas medidas, como o início da operação, em fevereiro deste ano, de um centro de manutenção de aeronaves no Aeroporto de Guarulhos. O espaço permite que, em eventuais necessidades de manutenção não programadas, as aeronaves possam ser ajustadas de forma simultânea e rápida, retornando à sua programação com o mínimo de impacto.

Além disso, a empresa também informou que investiu no treinamento de suas equipes, e em um novo processo de embarque de passageiros, que visa agilizar e facilitar a entrada dos passageiros na aeronave.

Eu, particularmente, prefiro aguardar o fim do ano para ver qual será o desempenho da Latam e das demais companhias aéreas nos quesitos pontualidade e regularidade antes de reservar minhas passagens aéreas. Será que as medidas implementadas serão suficientes para evitar problemas, ou viveremos um novo período frustrante de turbulência?

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