Latam Pass anuncia 7 mudanças importantes a partir de outubro! Temos boas e más notícias…
Latam Pass anuncia 7 mudanças importantes a partir de outubro! Temos boas e más notícias…
A Latam anunciou hoje várias mudanças e novidades importantes para os clientes do seu programa de fidelidade. A partir de 20 de outubro de 2021 os resgates de voos com pontos vão passar a ser feitos pela nova plataforma da empresa, considerando os mesmos perfis tarifários das passagens em reais. Com isso, a promessa é finalmente resolver os diversos problemas e erros que os clientes enfrentam atualmente tentando resgatar viagens com pontos.
Também serão disponibilizados no site os voos de companhias aéreas parcerias e a opção de resgate com pontos mais dinheiro. Por outro lado, a empresa vai acabar com dois dos principais benefícios das categorias Platinum, Black e Black Signature. Veja a seguir as principais mudanças.
1. O resgate de voos de companhias aéreas parceiras com pontos vai estar disponível pelo site
Aleulia! A Latam prometeu liberar os bilhetes da Qatar e Delta para o resgate em pontos pelo site a partir de 20 de outubro de 2021, com a tarifa fixa, além dos voos compartilhados com a British, Iberia, JAL e outras parcerias.
Após a publicação da matéria a Latam corrigiu a informação repassada pelos seus executivos na coletiva e ressaltou que os resgates de voos puros com empresas aéreas parceiras seguindo a tabela fixa do programa continuarão disponível somente pela central de atendimento. Apenas tarifas comerciais e voos compartilhados de empresas parceiras mistos com voos da Latam serão liberados online pelo site, com precificação dinâmica, sem tabela. Ou seja, o valor em reais será convertido para pontos. (Que medo!)
Segundo a empresa, essa é uma funcionalidade que ela planeja disponibilizar no futuro, mas ainda sem qualquer previsão. (Deus sabe se um dia vai acontecer…)
2. As alterações e cancelamento de passagens com pontos poderão ser feitas pelo site
A empresa informou que todo o processo de alteração e cancelamento de voos resgatados com pontos vai passar a ser feito online, pelo site. Atualmente, isso demanda horas no call center, se tornando um problema ainda maior em tempos de pandemia, onde o volume de chamados é maior. Boa notícia!
3. Será possível resgatar voos usando pontos mais dinheiro
O Latam Pass vai incluir a opção de pagamento com pontos mais dinheiro, como já é feito pela Smiles e pelo TudoAzul. Ou seja, quem não tiver a pontuação suficiente par um resgate poderá pagar parte dela em reais, inclusive usando a Latam Wallet.
4. Voos com pontos vão passar a seguir as mesmas regras tarifárias das passagens em reais
A partir de 20 de outubro ao emitir uma passagem com pontos os clientes vão ter as mesmas regras tarifárias disponíveis para as tarifas em reais, ou seja, Promo, Light, Plus e Top. Com isso, as regras de cancelamento, alteração, bagagem e marcação de assento passam e seguir o que é definido para cada perfil.
É uma péssima notícia para quem usa pontos em viagens internacionais, já que todas as tarifas com pontos incluíam bagagem e a possibilidade de usar os cupons para upgrade de cabine, por exemplo. E agora não terão mais! Por exemplo, para fazer um upgrade será necessário adquirir a tarifa Plus ou Top, mais caras.
5. O fim de dois dos benefícios mais importantes das categorias Black Signature, Black e Platinum
A Latam simplesmente anunciou uma bomba para os seus clientes mais fiéis. A partir de 20 de outubro a empresa vai extinguir os 10% de desconto no resgate de passagens com pontos de clientes das categorias Black Signature, Black e Platinum. Também será o fim da alteração e do cancelamento de passagens com pontos sem a cobrança de taxa ou multa. As passagens passam a seguir as regras tarifárias que forem adquiridas, independentemente da categoria do cliente no programa.
Questionamos a Latam se essas duas mudanças se aplicam apenas a passagens emitidas após 20 de outubro, ou se vão valer para viagens a partir de 20 de outubro. A empresa respondeu que nada muda para quem já comprou bilhetes o que vai valer a regra vigente no momento da emissão do bilhete. Ou seja, quem comprar até 19 de outubro não será impactado pelas mudanças.
6. Disponibilização de voos compartilhados de companhias aéreas parcerias para resgate com pontos
A Latam prometeu disponibilizar no inventário de passagens com pontos todos os voos vendidos no seu site com pagamento em reais. Ou seja, a partir de 20 de outubro os clientes poderão resgatar voos em parceria com a Delta, Qatar, British, Ibéria, Jal e demais parceiras operados em compartilhamento (code-share) com a Latam. Serão mais opções. O valor da tarifa em reais será convertido em pontos, nesses casos. E, de acordo com a empresa, nada muda nos voos puros das empresas parceiras, que vão continuar seguindo a tabela fixa de resgate, mas apenas com emissão pela central de atendimento.
7. Será possível marcar assentos e comprar bagagem no fluxo de resgate de uma passagem com pontos
Com a mudança da plataforma do resgate de passagens com pontos o fluxo de resgate de um bilhete prêmio será semelhante ao de uma passagem em reais. Ou seja, o cliente poderá selecionar e pagar pelo assento, bem como pela bagagem despachada, se desejar.
No entanto, ainda não será possível comprar assento e bagagem com pontos, por exemplo. Mas a empresa garantiu que está trabalhando para disponibilizar isso no futuro.
RESUMO DAS MUDANÇAS DO LATAM PASS A PARTIR DE 20/10/2021
Mudança | Até 19/10/2021 | A partir de 20/10/2021 |
Resgate de passagens com pontos mais dinheiro | Não há | Passará a ser possível |
Remarcação e reembolso de passagens emitidas com pontos | Somente via call center | Via call center e site |
Resgate de voos em empresas parceiras | Algumas empresas apenas via call center | Voos compartilhados com a Latam via site, com preços dinâmicos |
Marcação de assentos, inclusão de bagagem e outros serviços nas passagens com pontos | Está disponível apenas após o resgate | Estará disponível durante o fluxo da compra |
Desconto de 10% nos resgates para clientes Platinum ou superior | Existe | Deixará de existir |
Multa para remarcação e reembolso de passagens com pontos para clientes Platinum ou superior | Não há | Será cobrada conforme o perfil da tarifa resgatada |
Upgrade de cabine com cupons em passagens resgatadas com pontos | Válidos para todas as tarifas | Estará disponível apenas nos perfis de tarifa que permitem upgrade |
A Latam prometeu que os clientes serão avisados por e-mail sobre as novidades.
E você, o que achou das mudanças? Comente e participe!
Tem coisas boas, mas eu confesso que fiquei bem triste com o fim dos benefícios das categoria Platinum, Black e Black Signature. Ficar com Upgrades limitados as tarifas mais caras, não poder alterar voos com pontos sem multa e não ter mais desconto no resgate vai ser bem duro. Logo agora que eu virei Black Signature… 😢