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Latam Pass implementa nova plataforma de passagens com pontos! E não temos boas notícias…

Leonardo Cassol
17/03/2022 às 12:45

Latam Pass implementa nova plataforma de passagens com pontos! E não temos boas notícias…

Após meses de atraso, a Latam implementou hoje sua nova plataforma de reservas de bilhetes com pontos, incluindo os perfis tarifários que agora seguem o mesmo padrão das passagens compradas com dinheiro. Também passam a valer as reduções nos benefícios para passageiros elite, como o fim do desconto nos resgates, do cancelamento gratuito de passagens e dos upgrades cortesias em todas as tarifas emitidas com pontos, que eram válidos para clientes Latam Pass Platinum, Black e Black Signature.

O novo sistema chega com a promessa de melhorar a experiência do usuário no resgate de passagens e também para viabilizar o cancelamento de passagens diretamente pelo site. Mas, se preparem… ele também trouxe aumentos significativos nos preços dos resgates, que agora parecem manter uma relação direta com o preço das passagens em reais. Se preparem, pois aumentou bem mais que a gasolina e o diesel… Encontramos preços até 310% maiores!!!

O que mudou a partir de hoje no Latam Pass

Confira um resumo das mudanças implementadas pelo programa hoje:

Mudança Até 16/3 A partir de 17/3
Remarcação e reembolso de passagens emitidas com pontos Somente via call center Via call center e site para voos emitidos a partir de 16/3
Marcação de assentos, inclusão de bagagem e outros serviços nas passagens com pontos Disponível apenas após o resgate Disponível durante o fluxo da compra
Desconto de 10% nos resgates para clientes Platinum ou superior Disponível Deixou de existir
Multa para remarcação e reembolso de passagens com pontos para clientes Platinum ou superior Isenta Será cobrada conforme o perfil da tarifa resgatada
Upgrade de cabine com cupons em passagens resgatadas com pontos Válidos para todas as tarifas Estará disponível apenas nos perfis de tarifa que permitem upgrade

Das mudanças prometidas pela empresa, o resgate de passagens com pontos mais dinheiro ainda não entrou no ar. Essa funcionalidade deverá ser liberada nas próximas semanas.

Ainda não dá para saber se o novo sistema vai mesmo resolver os inúmeros problemas e erros que os usuários enfrentavam tentando resgatar passagens com pontos. É o mínimo que esperamos… Vamos acompanhar!

Outra promessa é que todo o processo de alteração e cancelamento de voos resgatados com pontos passe a ser feito online, pelo site. Atualmente, isso demanda grande tempo no call center. Talvez seja a única boa notícia hoje!

Novos perfis de tarifa nas passagens com pontos Latam Pass

A partir de hoje ao emitir uma passagem com pontos os clientes vão ter as mesmas regras tarifárias disponíveis para as tarifas em reais, ou seja, Promo, Light, Plus e Top. Com isso, as regras de cancelamento, alteração, bagagem e marcação de assento passam e seguir o que é definido para cada perfil.

No exemplo abaixo temos o resgate de uma passagens aérea internacional com pontos. Note que os valores vão crescendo gradativamente com o perfil de tarifa selecionado, desde o que não inclui bagagem despachada (Tarifa Light), a que possui 1 volume de porão e permite marcar assento sem custo (Tarifa Plus), ou oferece reembolso sem custo adicional e duas bagagens despachadas (Tarifa Top).

É uma péssima notícia para quem usava pontos em viagens internacionais, já que todas as tarifas com pontos para os Estados Unidos e Europa incluíam duas bagagens e a possibilidade de usar os cupons para upgrade de cabine, por exemplo. E agora não terão mais! Por exemplo, para fazer um upgrade será necessário adquirir as tarifas Plus ou Top, mais caras. Já nos voos domésticos não muda muita coisa, já que a tarifa já não incluía bagagem. Apenas os upgrades que eram válidos em todas as tarifas com pontos agora valem somente para as tarifas Plus ou Top.

Vale destacar que nada muda para quem já tem passagens compradas, pois serão aplicadas as regras vigente no momento da emissão do bilhete.

Resgates do Latam Pass ficam mais caros

Talvez a pior notícia da mudança fique por conta do aumento dos custos dos regates. Ontem a noite e durante a madrugada o sistema novo e o sistema antigo ficaram simultaneamente disponíveis e aproveitamos para fazer comparações diretas nas principais rotas nacionais e internacionais operadas pela Latam. E, para a nossa decepção, identificamos aumentos substanciais e generalizados nos preços das passagens com pontos, como você pode conferir a seguir.

Está claro que o preço das passagens aéreas com pontos agora mantêm uma relação direta com o das passagens em reais. E esse parece ser o principal motivo dos aumentos que encontramos. Afinal, a Latam reajustou recentemente suas tarifas por conta do aumento do preço do petróleo.

Explicando melhor, até então havia uma tarifação paralela das passagens com pontos, cujo valor não se alterava necessariamente e/ou proporcionalmente com o da tarifa tradicional em reais. Isso criava assimetrias que geralmente favoreciam quem resgatava os pontos e também os vendedores de milhas. Agora houve uma grande mudança! Os preços em pontos e em reais passam a se mover conjuntamente. Se as passagens em reais ficarem mais caras, ou mais baratas, as passagens com pontos vão refletir automaticamente essas flutuações.

Exemplo: sistema novo x sistema antigo

Por exemplo, vejam os preços das passagens aéreas na ponte aérea entre Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont) e São Paulo (Aeroporto de Congonhas) no dia 10 de maio, comparando o sistema novo e o antigo:

Vale destacar que, no exemplo acima, o preço em reais desse trecho costumava ficar na faixa dos R$ 150 com essa antecedência de compra. E agora está R$ 530. Com a tarifa em reais voltando para os patamares “normais”, o que esperamos que aconteça com o tempo, é provável que os valores em pontos sigam a mesma trajetória, diminuindo a diferença que encontramos no comparativo.

Confira agora a nossa pesquisa em algumas das principais rotas da Latam. Todos os voos abaixo foram pesquisados ontem e hoje, nas mesmas datas, usando simultaneamente o sistema antigo (resultado do lado esquerdo, na tarifa Classic) e o sistema novo (resultado do lado direito, com a tarifa Light). Ou seja, não se tratam de voos ou datas diferentes. É exatamente o mesmo voo pesquisado num sistema e no outro.

Passagens nacionais com pontos

Todos os trechos nacionais que pesquisamos ficaram mais caros no sistema novo. Da nossa amostra, o menor aumento foi de 55% no preço do voo de São Paulo a Natal. Mas nas rotas entre São Paulo e Brasília, São Paulo e Porto Alegre ou Brasília e Curitiba os aumentos ultrapassaram os 300%. É quase inacreditável…

Passagens com pontos para a América do Sul

Já nas viagens para a América do Sul, não identificamos alterações tão grandes nas tarifas em pontos. Nos voos de São Paulo para Lima ou para Santiago os preços tiveram pouca variação. Já para Buenos Aires houve um aumento de 52% na pontuação pedida pelo sistema novo, enquanto que para Montevidéu os preços ficaram 45% maiores.

Passagens com pontos para os Estados Unidos

Nos voos para os Estados Unidos também notamos um aumento grande nos valores dos resgates. Uma viagem do Rio de Janeiro para Nova York teve aumento de 36% e para Miami 23%. Já entre São Paulo e Miami encontramos valores 263% maiores, por inacreditáveis 294.165 pontos, ou para Nova York 54% acima do cobrado no sistema antigo.

Passagens com pontos para a Europa

Na Europa não foi diferente. No voo do Rio de Janeiro para Paris encontramos tarifas 82% maiores, enquanto que de São Paulo para Barcelona o aumento ficou em 40%. Os voos entre São Paulo e Londres tiveram 56% de reajuste na tarifa com pontos, enquanto que para Lisboa de 35%.

No caso dos voos internacionais vale a pena pesquisar a disponibilidade de ida e volta, pois os trechos únicos agora ficam com sobrepreço, como já acontecia nas tarifas em reais, onde muitas vezes um voo só de ida para o exterior custava quase a mesma coisa que uma ida e volta.

Olha, depois dessa, só nos resta torcer para os preços das passagens em reais caírem ou para haver algum erro de tarifação no novo sistema de resgate de pontos do Latam Pass. Mas, ao que parece, é a triste e nova realidade.

E você, o que achou das mudanças? Também notou esses aumentos? Teve uma impressão diferente da nossa? Comente e participe!

Veja também: Latam suspende temporariamente 21 rotas nacionais devido ao aumento dos combustíveis

O que diz a Latam?

A Latam divulgou o seguinte comunicado sobre a nova plataforma de resgates. Confira na íntegra:

“Dando continuidade aos avanços do seu processo de transformação digital, o LATAM Pass, programa de fidelidade do Grupo LATAM, anuncia que, a partir de hoje (17), contará com uma nova plataforma para o resgate de passagens aéreas para facilitar a compra com pontos, conforme comunicado aos clientes em 23 de julho de 2021. A nova experiência permitirá aos clientes do programa solicitar digitalmente vários serviços, como alterar ou pedir reembolsos de passagens diretamente pelo site latam.com, sem a necessidade de ligar para o call center.

Agora, com o resgate digital do LATAM Pass, o membro do programa poderá também selecionar o assento e demais produtos da viagem (bagagens, seguros, hotéis, entre outros serviços) no próprio fluxo de compra. “Estamos  investindo em novos processos de acesso aos nossos serviços para que o cliente LATAM Pass tenha uma experiência fluida, simples, acessível e eficiente”, afirma Martin Holdschmidt, diretor geral do LATAM Pass no Brasil.

A nova experiência digital do LATAM Pass também vai garantir aos clientes escolherem a melhor tarifa que se adapte às suas necessidades de viagem (Light, Plus ou Top). Ao  optar pelas tarifas Plus ou Top, o cliente poderá usar os cupons de upgrade.  

Para manter todos previamente informados das novidades, o LATAM Pass comunicará as novidades de forma transparente a todos os clientes do programa ao longo desta semana. Além disso, o LATAM Pass informa que, a partir de 16 de março, irá adotar para passagens resgatadas com pontos os mesmos benefícios oferecidos pelos perfis de tarifa Light, Plus e Top das passagens adquiridas com dinheiro. Por isso, a partir de 17/03, clientes das categorias Black e Black Signature não terão mais 10% de desconto nos resgates de passagens. Além disso, clientes das categorias Platinum, Black e Black Signature não estarão mais isentos de multa ao alterar ou solicitar o reembolso do seu bilhete resgatado, conforme comunicado aos clientes em julho de 2021.”

Entramos em contato com a Latam para ela comentar os aumentos nos custos dos resgates e a resposta da empresa foi a seguinte:

“A LATAM esclarece que permanece atenta a vulnerabilidade externa em função da guerra na Ucrânia, que impacta diretamente no preço do petróleo e consequentemente, na alta do preço do querosene da aviação (QAV) e nos custos da empresa. Diante da imprevisibilidade desta crise, a empresa precisou fazer algumas alterações em voos programados para os próximos meses e postergar o lançamento de novas rotas. Esse cenário também impacta em aumento de preços das passagens e serviços adicionais da ordem de 25% a 30%.”

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