CEO da Latam diz que companhia deve criar base de voos internacionais saindo do Nordeste


CEO da Latam diz que companhia deve criar base de voos internacionais saindo do Nordeste
O Nordeste brasileiro está na mira da Latam para a criação de um hub internacional, com foco em voos para a Europa. O CEO do Grupo Latam, Roberto Alvo, trouxe o assunto à tona em entrevista ao site El Aéreo, e disse que esta é “sempre uma boa ideia”, destacando a operação doméstica já existente em Fortaleza. O executivo também mencionou a possibilidade de voos de São Paulo para o Caribe.
Para a ideia ser colocada de pé, a empresa deverá apostar nos aviões Airbus A321XLR, que, segundo Alvo, devem ser incorporados à frota até 2027. É um modelo de corredor único capaz de voar distâncias maiores que as de seus “parentes” de dimensão semelhante (XLR vem de “Extra Long Range”, ou “alcance extra longo”, em tradução livre). Segundo a Airbus, em uma configuração de duas classes, o A321XLR pode transportar de 180 a 220 passageiros.
No Nordeste, a Latam tem voos internacionais que partem de Fortaleza para Miami, Lisboa e Santiago, e do Recife para a capital chilena. As operações para Estados Unidos e Europa são feitas com o Boeing 787, de corredor duplo, com mais capacidade de passageiros, mais conforto e espaço e com alcance muito superior ao A321XLR em termos de distância.
Novo avião
Em termos de oportunidade de novos voos, de fato a região tem uma carta na manga com o Airbus A321XLR. A Iberia, por exemplo, já anunciou que terá operações a partir do fim do ano de Madri para Recife e Fortaleza com o modelo. A TAP, por sua vez, está em destinos do Norte e do Nordeste com o A321LR (LR, como você já deve ter percebido, vem de “Long Range”, ou “longa distância”), que perde ligeiramente para o XLR em distância máxima percorrida.
Fica, porém, a ressalva de que o fato de ser uma aeronave menor poderá resultar em impactos no conforto a bordo. Caberá às companhias aéreas trabalhar em soluções que façam com que os clientes sintam o mesmo nível de bem-estar (ou algo muito próximo disso) de um avião de grande porte, seja na classe econômica ou na executiva.
Projeto antigo
Não é de hoje que a Latam planeja um hub de voos internacionais no Nordeste. Em 2011, com a consolidação da fusão entre a LAN e a TAM, a ideia de um centro de voos na região já foi ventilada. Em 2015, a companhia anunciou que escolheria entre Fortaleza, Natal ou Recife para ser seu novo hub.
A partir daí, seguiu-se uma novela de muitas ida e vindas com adiamentos e confirmações, até que em julho de 2016 a então presidente da Latam Brasil, Claudia Sender, anunciou que o projeto estava suspenso e a empresa não voltou a falar do assunto. Será que dessa vez sai?