Latam modifica proposta e faz nova tentativa para aprovar empréstimo bilionário
Latam modifica proposta e faz nova tentativa para aprovar empréstimo bilionário
Após ter o empréstimo do equivalente a R$ 13 bilhões negado pela justiça, a Latam informou hoje que apresentou ao Tribunal de Nova York, onde corre seu processo de recuperação judicial, uma proposta modificada do financiamento para permitir que o grupo tenha acesso aos recursos necessários para enfrentar os impactos causados pela pandemia de COVID-19.
Na decisão divulgada na semana passada, o juiz James L. Garrity Jr afirmou não concordar com o mecanismo de conversão das ações para pagamento do empréstimo a Qatar Airways e às famílias Cueto (chilena) e Amaro (brasileira), que poderia prejudicar os demais credores. Pelo acordo fechado, as partes seriam pagas em ações, com um desconto de 20% no preço desses papéis.
De acordo com a empresa, a nova proposta não contempla a opção de conversibilidade dos recursos em ações do grupo, que teve objeção da justiça. O acordo também passou a incorporar os principais interessados em participar do financiamento do grupo. As principais mudanças foram:
- A tranche A, no valor de até US$ 1.3 bilhão, continuará a ser liderada pela Oaktree Capital Management, L.P. que contribuirá com US$ 1.125 bilhão, enquanto a Knighthead Capital participará com US$ 175 milhões.
- A tranche C, no valor de até US$ 1.150 bilhão, será composta por US$ 750 milhões fornecidos pela Qatar Airways e pelos Grupos Cueto e Eblen, US$ 250 milhões pela Knighthead Capital e, além disso, há a inclusão da participação de acionistas minoritários da Latam por até US$ 150 milhões. Caso esse valor não seja atingido, o diferencial será fornecido pelos credores da Tranche C.
Os termos da nova proposta mantém, em essência, a estrutura original de financiamento DIP (Debtor-In-Possession, da sigla em inglês), onde o credor participa de todos os riscos da reestruturação financeira e operacional do negócio e, em troca, tem prioridade no recebimento dos valores.
A Latam agora precisa aguardar a decisão em relação à nova proposta de financiamento entregue ao Tribunal.
Devolução de 23 aviões
O grupo Latam Airlines anunciou também a devolução de mais 23 aviões, além das 31 que já tinham sido devolvidas no começo da pandemia. São 16 Airbus A320, 6 Airbus A319 e 1 Boeing 767. Nove destas aeronaves estavam em operação aqui no Brasil. Com a decisão, a frota do grupo Latam cai de 340 para 317 aviões.
A medida faz parte do processo de reestruturação da empresa e tem como objetivo reduzir custos e adequar o tamanho da frota à nova realidade de demanda por voos. A empresa acredita que a demanda por viagens demore alguns anos até chegar a um patamar próximo ao de antes da pandemia.
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