logo Melhores Destinos

Boa notícia! Latam conclui reorganização financeira e deixa recuperação judicial

Leonardo Cassol
04/11/2022 às 8:59

Boa notícia! Latam conclui reorganização financeira e deixa recuperação judicial

Boa notícia para o mundo da aviação e para nós brasileiros. O grupo Latam finalmente encerrou o processo de reestruturação de sua dívida com a proteção judicial. Ele havia sido iniciado de forma voluntária em maio de 2020, nos Estados Unidos, por conta da pandemia.

Ao longo dos 30 meses no “Chapter 11”, como é chamada a recuperação judicial nos Estados Unidos, a Latam conseguiu reduzir o tamanho da sua dívida, acessar novas fontes de financiamento e transformar seu negócio, em resposta à pandemia mundial.

Além de conquistar a liderança do mercado brasileiro, a Latam destacou que também se manteve como empresa aérea líder na América do Sul, com a mais ampla malha aérea da região e o maior programa de fidelidade do continente. E que ainda obteve uma significativa redução de custos, tornando o grupo mais eficiente.

É uma excelente notícia, que afasta de vez qualquer risco de traumas relativamente recentes deixados pela Avianca Brasil e pela Itapemirim, que pararam de voar deixando milhares de passageiros sem voos. A novidade também afasta qualquer chance de um movimento de compra ensaiado pela Azul e rechaçado pela Latam.

Vale destacar que no Brasil as companhias aéreas não receberam nenhum apoio financeiro do governo, como ocorreu com vários grupos na Europa e nos Estados Unidos. Então, cada empresa precisou buscar meios próprios para se financiar e sobreviver enquanto a demanda por transporte aéreo era impactada pela pandemia.

Felizmente, a demanda voltou com tudo e, apesar dos estragos causados pela pandemia nas finanças do setor, poucas companhias aéreas quebraram nos últimos três anos. Outras empresas que também recorreram à recuperação judicial, como a Aeroméxico e a Avianca Holdings (não é a Avianca Brasil), também saíram com êxito do processo.

“Hoje é um marco importante para a Latam. Estamos satisfeitos por concluir uma transformação significativa e sair do nosso processo de reorganização com uma posição financeira fortalecida e um compromisso renovado com a excelência operacional. Como grupo, com um dinâmico time de 30.000 funcionários e uma malha aérea incomparável, esperamos continuar oferecendo aos passageiros a melhor alternativa para viagens na América do Sul e atendendo as necessidades dos diversos países onde operamos”, afirmou Roberto Alvo, presidente do grupo.

Alguns números e novidades da Latam

Atualmente, a Latam atende 144 destinos em 22 países. Na América Latina, onde mantém a liderança, o grupo atua com afiliadas em cinco mercados domésticos: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru. E também possui operações internacionais na Europa, Estados Unidos, Caribe, Oceania e, em breve, África, já que retomará a rota São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) – Joanesburgo em julho de 2023.

A empresa prevê recuperar mais de 85% da sua capacidade global até o fim de 2022 na comparação com 2019. Nos últimos dois anos, adicionou 10 novos destinos no Brasil, planejando outras 36 novas rotas até 2023.

A companha firmou acordos com a Airbus para adquirir 87 aeronaves da família A320neo, que são 20% mais eficientes em consumo de combustível, até 2029.

Já o Latam Pass atingiu a marca de 39 milhões de inscritos, sendo o maior programa de fidelidade da América do Sul e o sétimo maior do mundo.

Recentemente, o grupo Latam implementou uma Joint Venture com a Delta que passou a oferecer aos passageiros mais de 300 destinos entre Estados Unidos/Canadá e a América do Sul. Além da Delta, o grupo Latam tem entre seus acionistas mais importantes a Qatar Airways e a família Cueto, fundadora da antiga LAN.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção