Latam lança check-in presencial sem contato físico entre passageiro e agente de aeroporto

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
19/06/2020 às 14:57

Latam lança check-in presencial sem contato físico entre passageiro e agente de aeroporto

A Latam divulgou hoje um novo procedimento para a realização de check-in presencial nos aeroportos. A nova experiência irá permitir o atendimento dos passageiros sem contato físico com os funcionários da companhia. A intenção é garantir mais segurança na prevenção do Covid-19. O modelo já está em funcionamento nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro) e será expandido para outras cidades em breve.

O fluxo de atendimento permanecerá o mesmo, no entanto, o funcionário do check-in não estará presencialmente no balcão, mas sim em qualquer outro lugar do Brasil atendendo o cliente através de um sistema de videoconferência oferecendo ao passageiro toda a assistência necessária.

A interação com o passageiro e a conferência de documentação será feita através de um sistema de câmeras. Caso o cliente deseje despachar bagagem, o mesmo deverá posicioná-la na balança cujo peso e dimensões serão conferidos pelo atendente que lança as informações no sistema para impressão da etiqueta. O passageiro deverá etiquetar a bagagem conforme instruções contidas no verso da etiqueta e seguindo as orientações do atendente.

Finalizado o processo, o cliente será orientado a acionar a esteira para que a bagagem seja enviada ao setor de triagem. O cartão de embarque poderá ser gerado no aplicativo da companhia ou impresso pelo atendente caso o passageiro prefira.

O projeto já teve a sua eficiência comprovada pela companhia que já estava sendo testado no novo modelo no aeroporto do Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O índice de satisfação dos passageiros que testaram o novo processo foi de 95%. A companhia espera expandir para mais 11 aeroportos brasileiros que trabalharão de forma colaborativa.

A Latam reforça que a implementação do novo projeto não interfere nas demais medidas de segurança e higiene em vigor desde março de 2020, com foco em assegurar o cuidado com as pessoas durante toda a crise da Covid-19. O atendimento nos balcões continua ativo e respeitando as regras de distanciamento social, assim como a opção de check in pelo site ou app da companhia e os terminais de auto atendimento nos aeroportos.

Tanto as medidas nos aeroportos (filas transversais, alternadas e espaçadas nos balcões de check-in e distribuição de álcool gel) quanto às a bordo das aeronaves (uso obrigatório de máscaras, novos processos de limpeza e desinfecção profunda dos aviões, filtros que renovam o ar a bordo, além de novos protocolos de atendimento para promover a menor interação física possível com os passageiros) se mantêm normalmente nas operações da companhia.

Confira o vídeo divulgado pela companhia.

 

E você, o que achou da novidade? Será que esse novo padrão de atendimento será temporário ou veio para ficar?

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