Mudanças! Latam cancela voos entre Fortaleza e Miami e aumenta frequências para Lisboa


Mudanças! Latam cancela voos entre Fortaleza e Miami e aumenta frequências para Lisboa
Dança das cadeiras (ou dos aviões) em Fortaleza! A companhia aérea Latam vai ajustar a sua presença na capital cearense com o cancelamento dos voos para Miami a partir de 26 de outubro. A informação foi divulgada a agentes de viagem sob a alegação de “necessidades operacionais”, o que nos tempos atuais se traduz ainda mais em escassez de aviões.
Justamente neste sentido, segundo a Latam informou ao Melhores Destinos na manhã de hoje, a estratégia é priorizar Fortaleza-Lisboa, que passará de 1 para 3 voos semanais em outubro. Vale ressaltar que a rota para Miami estava com uma média de ocupação em torno de 70% a 75% nos últimos meses, enquanto a operação para a capital portuguesa tem tido desempenho melhor, de mais de 90% em determinados dias.
A Latam faz seus voos internacionais de longa distância a partir de Fortaleza com o Boeing 787, com 30 lugares na classe executiva e 270 na econômica.
A empresa divulgou que o cancelamento de Fortaleza-Miami entra em vigor no sistema de vendas em 8 de julho, e é válido para voos pelo menos até 28 de março de 2026. A Latam, aliás, já vinha reduzindo sua presença nesta rota. Em março, as três frequências semanais viraram duas para a implementação da primeira linha para Lisboa, e agora o corte será completo. A companhia havia retomado Fortaleza-Miami em 2022.
Entre as opções para os passageiros afetados pelo corte estão a remarcação sem custo por meio de outros aeroportos com voos da Latam para Miami ou o reembolso integral do bilhete.
Mais cortes nas rotas para os Estados Unidos em Fortaleza
A Latam não está sozinha nessa. Em maio, a Gol anunciou que vai interromper temporariamente a rota de Fortaleza para Miami a partir de agosto. Os voos da Gol retornam em dezembro, com foco apenas na alta temporada – a capital cearense ficará, portanto, sem ligações diretas para Miami por algum tempo.
Assim, o aeroporto de Fortaleza terá as seguintes opções internacionais para Europa, América do Norte e América do Sul: Orlando (Gol), Lisboa (Latam e TAP), Paris (Air France), Santiago (Latam), Buenos Aires (Gol) e Caiena, na Guiana Francesa (Air France).
Vale ressaltar que a capital cearense ainda não chegou a experimentar uma retomada completa de operações internacionais desde o alívio das restrições da pandemia. Companhias aéreas como Air Europa, KLM e Cabo Verde Airlines nunca retornaram a Fortaleza.