KLM testa embarque com reconhecimento facial em aeroporto de Amsterdã
KLM testa embarque com reconhecimento facial em aeroporto de Amsterdã
Já imaginou embarcar para um voo sem a necessidade de cartão de embarque nem passaporte? Parece coisa de ficção científica, mas esse sistema já existe! A KLM e o Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, estão fazendo testes de um sistema de embarque inovador, utilizando uma tecnologia de reconhecimento facial. Com isso, o cliente tem acesso à aeronave por meio de uma porta especial que faz o reconhecimento de seu rosto, permitindo que passageiros embarquem sem apresentar cartão ou documentos.
Leia também:
O que fazer em Amsterdã: dicas de uma brasileira que vive na cidade
Keukenhof: como visitar o parque das tulipas perto de Amsterdã
O período de testes deve durar cerca de três meses. O objetivo principal é estudar o funcionamento, a velocidade do sistema, a confiabilidade e praticidade de utilização. Eles também estão analisando o processo de embarque e a experiência dos passageiros.
Os testes estão sendo feitos em apenas um dos portões. Quem quiser testar precisa se registrar em um quiosque especial na área de embarque. O sistema funciona com a digitalização do passaporte, do cartão de embarque e do rosto do passageiro em um quiosque, antes do embarque. Todas as informações coletadas no quiosque de registro são apagadas após 10 horas.
No Brasil, a KLM opera 13 frequências semanais saindo de São Paulo e Rio de Janeiro, direto com destino ao Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã. Já pensou se esta novidade de reconhecimento facial vem para os aeroportos do Brasil? Seria uma boa ideia? Conte sua opinião para a gente nos comentários e participe!