logo Melhores Destinos

Jubileu 2025: tour guiado por igrejas de Roma vale a pena? Fizemos o passeio e te contamos tudo!

Mari Kateivas
22/06/2025 às 14:00

Jubileu 2025: tour guiado por igrejas de Roma vale a pena? Fizemos o passeio e te contamos tudo!

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

O Jubileu é uma celebração muito especial para a Igreja Católica. Ele acontece a cada 25 anos e tem origem bíblica. É um tempo de renovação da fé, agradecimento e perdão, reunindo milhares de fiéis do mundo todo em Roma e no Vaticano.

Desde 24 de dezembro de 2024 até 6 de janeiro de 2026, a Igreja Católica comemora uma dessas datas importantes e isso está atraindo ainda mais visitantes para a capital italiana. Pensando nisso, fizemos o Tour do Jubileu e vamos compartilhar nossa experiência com você.

O passeio guiado oferece um mergulho nessa tradição milenar. Durante o tour, o visitante aprende sobre o Jubileu e visita importantes igrejas, descobrindo tesouros e histórias do cristianismo. Se esse tipo de passeio te interessa, confira todos os detalhes neste post e avalie se vale a pena incluí-lo na sua viagem!

Jubileu 2025

Abertura da Porta Santa pelo Papa Francisco – Foto: Vatican Media/ Divulgação

O Jubileu, também chamado de Ano Santo, foi proclamado pela primeira vez em 1.300 pelo Papa Bonifácio VIII. Com o tempo, a frequência do Jubileu mudou de 100 para 50 anos e, por fim, para os atuais 25 anos.

A forma de celebração também evoluiu, começando com peregrinações a basílicas romanas e, mais tarde, incorporando símbolos como a Porta Santa. Por isso, é fácil encontrar peregrinos do mundo todo em Roma e no Vaticano durante o Ano Santo.

Tour do Jubileu

Reservei o Tour do Jubileu pelo site da Civitatis, uma agência bem conhecida e confiável, que te permite pagar em real e até parcelar. Pela descrição deu para ter uma ideia do passeio, mas só ao longo do tour é que dá para ter noção do quanto as visitas são interessantes.

Basílica Santa Maria Maior

Fotos do post: Mari Kateivas/ Melhores Destinos

Nosso ponto de encontro e início do tour foi na Basílica Santa Maria Maior. Desde seu exterior é fácil perceber a impotência da basílica construída há 16 séculos, em homenagem à Virgem Maria.

No entanto, é ao entrar no templo que nosso olhar se surpreende com todo seu tamanho e beleza. Após passar pelos raios-x na entrada, o visitante se depara com a grandeza da construção e a arquitetura cheia de arte.

Erguida no Monte Esquilino de Roma, esta é uma das quatro basílicas papais da cidade e a mais preservada dentre elas. Além disso, conta com uma das Portas Santas, aberta a cada 25 anos durante o Jubileu.

Ao longo da visita a guia Amanda Ribeiro conta sobre uma história milagrosa que envolve o lugar e dá informações sobre vários detalhes no interior da igreja, como o teto folheado a ouro que tem conexão com as Américas.

Uma das relíquias basílica é Santo Berço de Jesus. Segundo a tradição, o relicário de cristal no formato de berço guarda cinco tábuas de madeira que seriam parte da manjedoura do menino Jesus.

Esta também é a basílica onde o Papa Francisco escolheu ser sepultado e seu túmulo pode ser visitado, ao lado esquerdo da igreja.

Basílica de Santa Praxedes Pontifício

Na sequência, caminhamos um pouco e seguimos até a Basílica de Santa Praxedes. Totalmente diferente da primeira, essa basílica remonta ao século VIII. Com o exterior bem simples, talvez até passe despercebida por quem anda pela rua.

Mas apesar de discreta, seu interior guarda belos mosaicos bizantinos e outro tesouro do cristianismo. Conforme a tradição, o lugar abriga uma parte da coluna da flagelação de Jesus, onde Cristo teria sido açoitado antes da crucificação. A relíquia de Jerusalém foi levada para Roma por Santa Helena no século IV.

Santuário da Escada Santa

A terceira experiência do Tour do Jubileu permite que o visitante veja ou suba a Escada Santa, que consiste em 28 degraus do palácio de Pôncio Pilatos, onde Jesus teria subido quando foi julgado em Jerusalém. A escadaria também foi levada para Roma por Santa Helena.

Apesar de não poder tirar fotos no seu interior, a visita vale a pena aos peregrinos, pois o santuário abriga vários símbolos religiosos e os fiéis podem subir a Escada Santa de joelhos.

Arquibasílica de São João de Latrão

Bem ao lado do santuário, a Arquibasílica de São João de Latrão impressiona! Ela é enorme por fora e ainda mais grandiosa por dentro. Construída mais de 1.700 anos atrás, é a mais antiga e importante das basílicas papais. O lugar ainda conta com uma Porta Santa, a primeira a ser aberta pelo Papa em cada Jubileu.

Essa basílica é considerada a Igreja matriz da Diocese de Roma e a catedral do Papa, por isso, tem várias relíquias. Uma delas é, segundo a tradição, um quadro que guarda fragmentos da mesa da Última Ceia de Jesus.

Basílica da Santa Cruz de Jerusalém

Por último, seguimos de ônibus até a Basílica da Santa Cruz de Jerusalém, uma das sete igrejas jubilares de Roma, a qual abriga relíquias da Cruz de Cristo.

Durante a minha visita, algumas freiras tocavam e cantavam durante uma missa para crianças. Foi um momento bem bonito. Os visitantes também podiam ver uma exposição com dezenas de presépios, por cinco euros, dentro da igreja.

Tour do Jubileu vale a pena?

O passeio levou cerca de duas horas, incluindo o trajeto de ônibus entre a Arquibasílica de São João de Latrão e a Basílica da Santa Cruz de Jerusalém (custo de 1,50 euro).

Ao longo de todo o percurso fomos acompanhados pela guia Amanda, que compartilhou várias informações sobre o Jubileu e as riquezas das igrejas visitadas, desde detalhes culturais, artísticos, arquitetônicos e religiosos.

Reserve o Tour do Jubileu pela Civitatis com pagamento em real e parcelado

É claro que você pode fazer o passeio por conta e sem custo algum, pois a entrada nas cinco igrejas é gratuita.

Mas se gosta de história e curiosidades sobre os segredos de Roma, o passeio guiado vale a pena. Achei que o tempo passou rápido e as informações foram transmitidas de forma leve, sem ficar cansativo. Por isso, super recomendo se você gosta desse tipo de tour e se interessa pelo assunto.

Dica extra: se você pretende visitar Roma no Jubileu, faça suas reservas com antecedência para garantir os hotéis e passeios que pretende ir. A cidade está com uma movimentação ainda maior de turistas e se antecipar é essencial para que tudo corra bem!

TOP 7 atrações em Roma que os turistas mais reservam:

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção