JetSmart prepara nova companhia no Peru e adia planos para o Brasil
JetSmart prepara nova companhia no Peru e adia planos para o Brasil
Os planos da ultra low cost JetSmart de começar a operar voos domésticos no Brasil foram adiados. A decisão deve-se em parte pelo avanço da pandemia de Covid-19, mas outro motivo pesou mais na conta: a companhia aérea chilena tem como prioridade iniciar voos no mercado doméstico peruano, que se tornou ainda mais atraente após o fim das operações da Avianca no país.
As ambições da JetSmart de lançar uma nova companhia no Peru foram reveladas pelo CEO da empresa, Estuardo Ortiz, em entrevista ao jornal chileno El Mercurio. De acordo com o executivo, a ultra low cost cresceu sua participação no mercado aéreo chileno em 37% durante a pandemia, período em que a Latam entrava com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos e cancelava voos no Chile. Aproveitar espaços abandonados por “debilitados concorrentes” é uma das estratégias da JetSmart.
“Gostamos do mercado peruano: tem alta sinergia com o chileno, já voamos para lá desde Santiago, Concepción e Antofogasta, e a saída da Avianca há alguns meses abriu uma oportunidade que queremos aproveitar. (…) Embora estivéssemos sondando uma entrada no mercado brasileiro, a ideia foi adiada em função da pandemia e da prioridade de avançar no Peru”, disse Ortiz.
Conforme o CEO, a companhia já iniciou os trâmites necessários para começar a operar no Peru e espera ter voos domésticos no país dentro de no máximo nove meses.
JetSmart Brasil
Os planos de uma JetSmart Brasil foram adiados, mas não abortados. Como já dissemos neste completíssimo post sobre a JetSmart no Brasil, apesar das incertezas e da crise no certo aéreo, é grande a chance da companhia lançar uma companhia aérea por aqui para fazer voos nacionais de baixo custo nos próximo anos. O investimento na companhia é alto e seu objetivo é tornar-se a maior low cost da América do Sul até 2026. É difícil atingir essa meta deixando o Brasil de lado, já que temos o maior mercado aéreo da região e um dos mais importantes do mundo.
Vale lembrar que a companhia low cost foi fundada há apenas três anos no Chile, com frota de 17 aviões, e já tem boa relevância no mercado latino americano, com planos de expansão.
Ficamos torcendo para que os planos sejam retomados em breve e que os passageiros brasileiros possam contar com os voos de uma ultra low cost dentro do país. Que venham passagens mais baratas.
Nós já voamos com a Jetsmart. Veja a avaliação em vídeo: