Como é voar na JetBlue – nova avaliação da irmã mais velha da Azul Linhas Aéreas
Como é voar na JetBlue – nova avaliação da irmã mais velha da Azul Linhas Aéreas
A JetBlue Airways foi fundada em 1999 pelo brasileiro David Neeleman e trouxe uma evolução aos padrões norte-americanos, ao oferecer passagens baratas sem abrir mão do conforto e bom serviço. Hoje, a companhia conta com uma frota de superior a 180 aeronaves e voa para mais de 80 destinos em 21 estados americanos e 12 países do Caribe e América Latina, incluindo México e Colômbia. Parte da empresa (19%) pertence ao grupo alemão Lufthansa. A JetBlue pode ser considerada irmã mais velha da brasileira Azul Linhas Aéreas, que também foi fundada por Neeleman em 2008 e tem sido considerada pelos leitores a melhor companhia aérea do Brasil . Trazemos hoje a segunda avaliação da companhia para o Melhores Destinos, assinada pelo leitor Thiago Brondani. Acompanhe sua experiência e saiba um pouco mais sobre o jeito JetBlue de voar:
Fiz minha viagem em março partindo de Orlando (MCO) até Nova York (JFK). O preço da JetBlue não era o melhor (99 dólares com taxas), porém considerando que ela não cobra para despachar a primeira mala (até 23 kg), ao contrário das concorrentes mais baratas, acabei optando por ela. Vale lembrar que a partir da segunda mala é cobrada a tarifa de 40 dólares por volume.
Compra das passagens
Realizei a compra das passagens diretamente pelo site da JetBlue. O site é fácil de utilizar e não tive maiores problemas para fazer a compra, efetuei o pagamento por Paypal sem dificuldades também. Aproveitei e me cadastrei no programa de fidelidade da empresa, porém até o momento não recebi nenhum cartão em casa.
Durante o processo de compra da passagem e mesmo após a compra (através de e-mails) a empresa tenta “empurrar” aluguel de carro, reserva de hotéis e seguros, mas não tive interesse por nenhuma das ofertas.
Check-in e Embarque
O check-in é realizado eletronicamente através dos totens distribuídos no local. Apesar de não ser uma tarefa das mais complicadas, caso o passageiro tenha dificuldades, há funcionários a disposição para ajudar. Logo após essa etapa, fui conduzido para os balcões da empresa para que a mala fosse pesada e despachada pela funcionária.
A sala de embarque em Orlando possuía internet wireless de boa qualidade oferecida pela própria JetBlue. Isso ajudou a passar o tempo até a hora do embarque, que ocorreu no horário estabelecido. Não houve maiores atrasos e o avião decolou no horário programado.
Avião
A empresa trabalha com jatos Airbus A320 ou Embraer E190, no meu caso voei com o A320. Antes mesmo de embarcar já tinha notado que a limitação de tamanho para a bagagem de mão é diferente conforme a aeronave, sendo que a empresa aceita volumes maiores no Airbus que no avião brasileiro (apesar de ninguém respeitar esses limites).
As poltronas eram de couro e estavam na configuração 3×3, e o espaço para as pernas proporciona uma viagem bastante confortável. Mesmo assim, quem quisesse podia comprar poltronas que oferecem ainda mais espaço (“Even more space”).
O ponto negativo fica para a conservação da aeronave. O assento à minha frente estava riscado de caneta e a minha mesinha quebrada, de forma que ficava inclinada ao invés de plana.
Serviço de Bordo
A alimentação é ponto forte da JetBlue. A companhia não faz economias nesse quesito e acaba sendo uma agradável surpresa, principalmente para nós brasileiros que hoje em dia precisamos pagar até pelo copo d’água em algumas viagens nacionais.
A JetBlue disponibiliza de um cardápio com alimentos gratuitos e os que são pagos à parte. Não me interessei e também não vi ninguém comprando alimentos e mais tarde entendi o motivo: a alimentação gratuita é bem melhor que das outras empresas. Primeiramente a companhia ofereceu um pequeno lanche para todas as crianças do voo e a aeromoça passou anotando os pedidos de bebida dos passageiros. Não sei até que ponto é vantajoso esse sistema de anotar os pedidos, pois a entrega das bebidas foi bastante demorada.
Logo em seguida veio o lanche dos adultos. Na JetBlue a aeromoça passa com uma enorme cesta contendo inúmeros snacks. Não dá pra pegar muita coisa nem ficar escolhendo muito pois ela passa rapidamente, mas consegui pegar 5 pacotes de snacks (divididos entre 3 pessoas). Uma passageira quis trocar um dos lanches e foi ignorada pela comissaria de bordo. Inclusive a empresa manda muito bem ao oferecer lanches azuis, eu peguei um pacote de batatas chips azuis. É no mínimo diferente, e o gosto não é ruim não.
O ponto negativo fica em relação ao tamanho da lata de suco que é muito pequena. Principalmente se comparada aos refrigerantes, que são oferecidos em latas de tamanho normal. Posteriormente foi oferecido um pacote de chocolate estilo MM’s para todos os passageiros. Assim como os salgados, esse pacote de chocolate também trazia uma quantidade de alimento bem superior àquela que estamos acostumados a receber das cias aéreas.
Entretenimento
Outro ponto forte da empresa. Todos os assentos possuíam tela individual para assistir a filmes, ouvir música, etc. Mas o diferencial da JetBlue são os canais da DirecTv que passam na tela do avião. Não sei dizer se a programação era ao vivo ou não, mas assisti a minhas séries preferidas durante o voo.
Para quem não possui fones de ouvido, a empresa os vende ao custo de 2 dólares, por isso fica a dica de levar o seu de casa.
Minha única reclamação reside no controle remoto da televisão, pois ele fica no encosto para o braço e não tem uma capinha que o cubra ou algo parecido. Dessa forma, seguidamente o passageiro esbarra com o braço no controle e acaba mudando de canal ou mexendo no volume involuntariamente.
Chegada ao destino e pós-voo
O avião pousou alguns minutos antes do horário programado e sem qualquer tipo de problema. Dias depois recebi um e-mail da JetBlue pedindo que eu completasse uma pesquisa com a minha opinião acerca do voo. Nota-se que a empresa tem uma preocupação com a satisfação do cliente.
Conclusão
A JetBlue é sem dúvidas uma boa companhia aérea. Além de ser uma das poucas empresas americanas que não cobram para despachar a primeira bagagem, a JetBlue se destaca no serviço de bordo e no entretenimento durante o voo. Não considero que os problemas pontuais e pequenos, como a mesinha quebrada e o assento riscado, sejam suficientes para prejudicar a avaliação da companhia. Sempre que o preço for competitivo, verei com bons olhos voar pela JetBlue novamente.
Agradecemos ao Thiago por esta excelente avaliação, que certamente será importante para os leitores que estão planejando uma viagem aos Estados Unidos e poderão usar os serviços da JetBlue. E você? Já voou pela companhia? Deixe suas impressões nos comentários! Se você fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.