logo Melhores Destinos

Pode isso? Companhia aérea dos EUA é acusada de usar dados pessoais para definir preços de passagens

Mateus Tamiozzo
25/04/2026 às 16:00

Pode isso? Companhia aérea dos EUA é acusada de usar dados pessoais para definir preços de passagens

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Uma ação apresentada nesta semana em um tribunal federal de Nova York, nos Estados Unidos, colocou a companhia aérea JetBlue em maus lençóis. A empresa low cost está sendo acusada de usar dados pessoais de consumidores para definir os preços de passagens.

A suspeita surgiu após uma interação da equipe da JetBlue com um passageiro na rede social X (ex-Twitter) em 18 de abril. Na ocasião, um usuário disse que “um aumento de US$ 230 em uma passagem depois de um dia é algo maluco. Eu só estou tentando chegar a um funeral”.

Como resposta, a aérea disse que o consumidor deveria “limpar o cache e os cookies [do navegador] ou reservar usando uma janela anônima”. Nesta segunda-feira, a empresa disse que a informação estava incorreta e que “tarifas podem mudar a qualquer momento à medida que assentos são comprados ou à medida que o inventário é ajustado baseado na demanda”.

O que dizem as partes envolvidas no processo?

Nos documentos do processo, o autor da ação, Andrew Phillips, afirma: “os consumidores não deveriam ter seus direitos de privacidade violados para participar da ‘corrida digital’ [da JetBlue] por passagens aéreas, que deveriam custar o mesmo para cada passageiro em assentos equivalentes”.

A JetBlue optou pelo silêncio quando questionada a respeito do processo. A empresa negou, porém, que utiliza dados pessoais nem inteligência artificial para definir os preços das passagens.

promoção relâmpago de passagem aérea

A polêmica envolvendo a JetBlue encontra eco em um projeto da também norte-americana Delta Airlines. A gigante do setor aéreo afirmou em julho do ano passado que pretendia terminar 2025 definindo 20% dos valores de suas passagens com base em inteligência artificial (IA).

À época, o presidente da Delta, Glen Hauenstein, disse que os resultados iniciais do projeto mostravam “unidades de receita incrivelmente favoráveis”. Até meados do ano passado, o projeto da companhia era capaz de precificar 3% de todos os seus bilhetes à venda com base em IA.

Não está claro como a Delta aplica a IA para a precificação de suas passagens. Especialistas, porém, já apontaram que a companhia pode buscar o acesso a dados pessoais dos passageiros para definir as tarifas de forma hiperpersonalizada.


Mateus Tamiozzo

Mateus Tamiozzo

Sou jornalista com 10 anos de experiência em aviação - e completamente apaixonado por tudo o que envolve aviões e aeroportos. No Melhores Destinos, fico bem de olho nas companhias aéreas e na movimentação sempre intensa do setor, tudo para levar a você informações úteis e atualizadas.

Na bagagem, 26 países, incluindo a Coreia do Norte, e 17 companhias aéreas. E é só o começo!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção