Japão deve tornar obrigatório seguro viagem para turistas


Japão deve tornar obrigatório seguro viagem para turistas
Planejando uma viagem para o Japão? Então é bom ficar atento, o seguro viagem deve se tornar obrigatório nos próximos meses para a entrada de turistas. Até então, o governo do país apenas recomendava que os viajantes contassem com a cobertura de um seguro.
Além disso, as autoridades de imigração também devem passar a ter acesso ao histórico de inadimplência médica dos visitantes. A intenção é impedir que turistas utilizem os serviços de saúde japoneses e deixem o país sem pagar as dívidas do atendimento.
Mesmo que não seja obrigatório, é sempre importante viajar com seguro viagem. Garanta o seu para o Japão ou outro destino com desconto!
Acesse o site da promoção e use o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS
A nova medida ainda não tem data para entrar em vigor, mas deve constar na revisão anual das políticas econômicas e fiscais do governo, prevista para as próximas semanas.
Caso o seguro viagem se torne obrigatório no Japão, viajantes que não apresentarem o documento podem ter sua entrada negada no país. Essa exigência já é comum nos membros do Tratado de Schengen, países europeus em que o seguro viagem obrigatório.

Kinkaku-Ji Temple. Foto: Camille Panzera | Guia Melhores Destinos
Seguro viagem pode se tornar obrigatório no Japão
As medidas que buscam conter os gastos com saúde de estrangeiros são resultado direto do aumento no turismo no Japão. Em 2024, o número de turistas bateu recorde. Somente de brasileiros, foram mais de 85 mil chegadas, 70% a mais que no ano anterior.
- Passagens aéreas para o Japão – melhores datas e preços
Apesar do crescimento no turismo, muitos visitantes ainda viajam sem cobertura médica. Uma pesquisa da Agência de Turismo do Japão, realizada entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, apontou que quase 30% dos turistas não tinham seguro viagem durante a estadia.
Já um levantamento feito com mais de 5 mil instituições de saúde revelou que, só em setembro de 2024, mais de 11 mil estrangeiros receberam atendimento médico no Japão. Entre eles, 0,8% não pagaram pelos serviços, o que gerou uma dívida estimada em 427 mil dólares.

Senso-ji Temple, Tokyo. Foto: Camille Panzera | Guia Melhores Destinos
A importância do seguro viagem
Em uma viagem para outro país, o seguro viagem é sempre importante, seja ele obrigatório ou não. Ele garante que o viajante terá cobertura médica e hospitalar, sem precisar arcar com os custos de saúde, que em muitos destinos podem ser altíssimos.
Mas o seguro viagem vai além disso. Ele também oferece assistência em imprevistos, como extravio definitivo de bagagem, despesas jurídicas, seguro-fiança, necessidade de remarcação de voos, entre outros. Ou seja, para viajar tranquilo, um seguro é indispensável.
Os leitores do Melhores Destinos tem um desconto especial para contratar o seguro viagem Allianz. Acesse o site da promoção e use o cupom MELHORESDESTINOS
Baixe o aplicativo do Melhores Destinos para ficar por dentro de todas as novidades e ainda receber as melhores promoções de passagens aéreas, hotéis e muito mais!