logo Melhores Destinos

Itapemirim faz seu primeiro voo com passageiros: veja como foi!

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
29/06/2021 às 12:25

Itapemirim faz seu primeiro voo com passageiros: veja como foi!

A Itapemirim Transportes Aéreos realizou agora há pouco o seu primeiro voo com passageiros, um novo marco para a aviação brasileira. O IPM-001 decolou de São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) às 10:15, com destino à Brasília, exclusivamente com convidados. Estivemos a bordo e contamos em detalhes como foi a experiência.

Voo inaugural da Itapemirim

A Itapemirim deu início as suas atividades hoje, numa rápida cerimônia no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Os 161 convidados foram recebidos no check-in C do aeroporto com balões dos balcões de atendimento e painéis indicando um voo especial, IPM-001.

O check-in iniciou pontualmente às 7:30. Em seguida, os convidados foram encaminhados diretamente ao embarque, no portão 246. Instantes depois, entramos em ônibus e fomos direcionados para uma outra área remota de embarque, próxima de onde estava a aeronave, onde teve um rápido evento.

Na sala remota de embarque os convidados para o voo inaugural foram saudados com um café da manhã. Em seguida, teve uma cerimônia em comemoração do voo inaugural com algumas autoridades e a diretoria da companhia aérea. No discurso, o presidente Sidnei Piva destacou que a Itapemirim veio para ser grande e para ser perene, e que vai colorir os céus do Brasil com seus aviões amarelos.

A empresa também anunciou a sua filiação a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), da qual também fazem parte Gol, Latam e VoePass, por exemplo.

Embarque e decolagem

O embarque começou às 9:20, respeitando a legislação e os grupos de embarque. A Itapemirim dividiu os passageiros em cinco grupos, começando pelas prioridades por lei. Fomos caminhando até a aeronave, que estava bem perto. Meu grupo foi o B e meu assento era o 26F, numa janela.

Os executivos da empresa saudaram um a um os convidados no momento do embarque e, momentos antes de decolar, o Sidnei Piva fez mais um breve discurso, emocionado, agradecendo a contribuição de todos que ajudaram a Itapemirim a realizar seu primeiro voo.

A aeronave começou a se movimentar às 10:10, decolando suavemente às 10:15, sob aplausos dos convidados. O voo até Brasília foi bem tranquilo, quase sem turbulência, apesar do tempo bem nublado em São Paulo.

Voo

Durante a viagem teve uma apresentação divertida do humorista Diogo Portugal, no estilo stand up. Por conta das limitações da pandemia, não teve serviço de bordo, seguindo as determinações da Anvisa. Mas a Itapemirim promete lanches diferenciados, inclusive com bebidas alcoólicas.

Conversei rapidamente com os comissários do voo. A Kamila Costa era a chefe de cabine (de colete). Os comissários Polidoro, Carolina Thomé e Rochelle (sozinha, na última imagem) completaram o time designado para o voo inaugural. Todos trabalharam na Avianca Brasil, sendo que o Polidoro também trabalhou na Latam. Detalhe para os novos uniformes e máscaras nas cores da empresa.

Os comissários não escondiam a satisfação de voltar a voar. Desde a quebra da Avianca, não trabalharam mais no setor. Após serem contratados pela Itapemirim, fizeram os voos de certificação das aeronaves da empresa e agora já estão escalados para os voos comerciais com passageiros no começo de julho.

Avião da Itapemirim

O destaque do avião ficou por conta do bom espaço entre as poltronas, mesmo nos assentos comuns. Ao invés de 186 lugares, a empresa reconfigurou a aeronave com 162 assentos ultrafinos. No entanto, eles não reclinam! E isso pode desapontar alguns passageiros.

Os aviões possuem carregador USB entre os assentos, na parte de baixo, mas não há internet wi-fi abordo ou sistema de entretenimento. Já a revista de bordo foi entregue no evento, antes do embarque.

Poderá haver pequenas diferenças no interior das aeronaves, dependendo da companhia aérea de origem. Mas todas terão a configuração de 162 assentos.

Na parte final do voo, o presidente, Sidinei Piva, passou pelas fileiras cumprimentando os passageiros.

Pousamos em Brasília exatamente às 11:39, com a tradicional saudação de jatos de água da brigada de incêndio do aeroporto. Aqui haverá um evento com autoridades e também um almoço para os convidados. O voo de retorno para São Paulo está programado para as 16:30.

No desembarque, uma surpresa. Ônibus da Itapemirim para buscar os convidados.

No próximo dia 1º de julho estarei no primeiro voo comercial de passageiros da Itapemirim, para fazer uma avaliação para o Melhores Destinos.

Seja muito bem-vinda, Itapemirim! Parabéns pelo primeiro voo e vida longa a empresa!

Frota de aviões da Itapemirim

A empresa possui hoje apenas quatro aeronaves modelo Airbus A320, reconfiguradas para transportar 162 passageiros, configuradas em duas classes: a ITA Class e a Econômica. É uma densidade mais leve que a utilizada pela Latam e pela Azul, que também operam este modelo, com maior espaço entre as poltronas para os passageiros. Os clientes terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo do assento.

No entanto, os assentos não reclinam. A operação vai começar com essa configuração. Mas, de acordo com a empresa, com a chegada de novas aeronaves nos próximos anos, a reclinação das poltronas deverá ser habilitada.

Os aviões da Itapemirim têm pouco mais de 15 anos de uso (uma aeronave comercial pode ser utilizada por 25 a 30 anos, se estiver com a manutenção em dia). Vieram de companhias aéreas low cost, como a Easy Jet e a Tiger Airways, e foram pintadas nas cores tradicionais da empresa, em amarelo e preto.

A expectativa inicial da empresa era começar as operações com mais aeronaves e, até o fim de 2021, receber um total de 20 aviões. No entanto, a pandemia atrasou a chegada das aeronaves. O quinto avião deve chegar nos próximos dias, e novos nas próximas semanas.

Destinos da Itapemirim

Em julho, a Itapemirim terá voos para oito destinos brasileiros, com passagens já à venda:

A partir de agosto, 11 novos destinos serão adicionados a malha aérea da empresa, também com passagens já à venda. No entanto, algumas datas de início de operação atualizadas. E três destinos que seriam lançados este ano deixaram de ser comercializados, sem uma data exata para o começo da operação. Veja a previsão atualizada:

Destino Início dos voos
Recife 1º de agosto
Maceió 2 de agosto
Fortaleza 2 de agosto
Florianópolis 2 de agosto
Natal 2 de agosto
Aracaju 2 de setembro
São Luís 3 de setembro
Vitória 2 de setembro
Goiânia 1º de setembro
Ribeirão Preto 1º de setembro
Belém 1º de outubro
Manaus A ser definido
Santarém A ser definido
Foz do Iguaçu A ser definido

As passagens aéreas podem ser adquiridas pelo site da companhia.

Cancelamento de voos antes da estreia

Faltando poucos dias para a sua estreia, a Itapemirim cancelou dezenas de voos, prejudicando passageiros que tinham programado viagens no mês de julho. Para compensar o transtorno, a empresa prometeu passagens aéreas grátis para todos os clientes afetados.

A empresa alegou que as mudanças fazem parte do processo estrutural para o lançamento de uma companhia aérea e que, apesar dos cancelamentos, todas as bases e rotas foram mantidas. O presidente da Itapemirim, Adalberto Bogsan, justificou que a demanda não veio na medida esperada e que tiveram que readequar a malha para evitar começar no prejuízo. A taxa de ocupação média dos voos estaria em 45%, quase metade da média do setor durante a pandemia.


E você, o que achou? Planeja voar com a empresa? Comente e participe! Se não der para viajar nos feriados 2021, aproveite para já se organizar e viajar nos feriados 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *