logo Melhores Destinos

Ita Airways: tudo que você precisa saber sobre a sucessora da Alitalia que voará para o Brasil

João Goldmeier
22/10/2021 às 5:00

Ita Airways: tudo que você precisa saber sobre a sucessora da Alitalia que voará para o Brasil

E no dia seguinte ao último voo da Alitalia, nasceu oficialmente a Italia Transporto Aereo S.P.A. (ITA) ou Ita Airways, como queira. Logo na manhã do dia 15/10/21 partiam seus primeiros voos, em aviões ainda ostentando as conhecidas cores da Alitalia. Mas como tudo na Itália tem que ter drama, é claro que a transição teve reviravoltas, surpresas e muito mais. Reunimos neste post tudo o que já sabemos sobre a Ita Airways.

Quem é a Ita Airways

O governo italiano é o dono da Ita Airways e irá investir na nova companhia €1,35 bilhões nos próximos 3 anos para que ela se estabeleça. Ela nasce bem mais enxuta que sua predecessora, com planos de uma frota mais jovem, um quadro de funcionários reduzido e a meta de se tornar lucrativa até 2025.

Sua frota inicial vem de aeronaves da Alitalia, mas é 53% menor: são 52 aviões contra 110. Para cuidar de suas operações serão 2.800 empregados (contra 10.000 da Alitalia), que farão a nova companhia chegar a 44 destinos, com 59 rotas. A intenção é chegar em 2025 com 5.750 empregados, 105 aviões, 74 destinos e 89 rotas.

Compra dos direitos da marca Alitalia

No apagar das luzes do dia 14 de outubro, último dia de operação da Alitalia, a Ita Airways fechou um acordo de €90 milhões para adquirir a marca Alitalia, sua identidade visual, domínios de internet e uniformes.

Parecia que o roteiro já estava escrito para que tudo permanecesse como antes: ficam as dívidas com a companhia velha, cria-se uma nova com direitos aos elementos visuais da antiga e segue o jogo como se nada tivesse acontecido.

Mas é aí que rolou a surpresa: no primeiro dia de operação da nova empresa foi realizada uma conferência de imprensa onde foi apresentada a nova identidade visual da ITA.

Alfredo Altavilla apresenta a identidade visual da Ita Airways

O CEO da ITA, Fabio Lazzerini, explicou que a compra da marca era necessária não só para preservar o legado da antiga companhia, mas também para evitar a compra por outra companhia.

A empresa também tem um novo site: www.itaairways.com.

Identidade visual da ITA Airways

A criação da Ita Airways foi um acordo costurado entre a Itália e a União Europeia, que não via com bons olhos os sucessivos aportes de recursos públicos na Alitalia.

Este acordo, sabe-se agora, prevê que deveria haver uma descontinuidade clara entre a Alitalia e a sua sucessora. Não havia, portanto, espaço para manter tudo como antes, pois essa era a premissa negociada.

Diante deste fato, a nova companhia tinha que ter uma nova marca e uma nova pintura para os seus aviões. Apostando no azul, símbolo da seleção italiana de futebol, manteve o verde, branco e vermelho apenas em detalhes na fuselagem, motores e na cauda. Outros detalhes estéticos fazem parte da identidade, mas como até agora não há nenhum avião pintado com o novo desenho, tudo que temos são imagens com baixa definição da apresentação, que não permitem examinar melhor.

Ita Airways, Azurra nos céus

Ainda que mereça aplausos por fugir do padrão eurowhite – saiba mais sobre ele e também porque a maioria dos aviões é pintada de branco -, eu não gostei dos pequenos elementos na cauda que mais parecem os monogramas das bolsas de uma famosa marca francesa – a aplicação da bandeira na cauda também destoa do resto da pintura.

Novo programa de fidelidade: Volare

Outra cláusula do acordo entre Itália e União Europeia exige que a nova companhia não pode manter o programa de fidelidade da Alitalia, o Mille Miglia. Mas acho que pouca gente vai sentir saudade dele, já que nunca foi muito popular por não oferecer boas oportunidades de acúmulo e resgate.

O programa de fidelidade da Ita Airways chama-se Volare, como na famosa canção italiana “Nel blu dipinto di blu”, de Franco Migliacci e Domenico Modugno. Ele possui quatro categorias:

  • Volare Bronze/Smart: Categoria inicial, oferecida a todos os clientes que se cadastrarem no programa.
  • Volare Silver/Plus: Conta com prioridade em lista de espera, serviços adicionais grátis, check-in em balcão de classe executiva e atendimento exclusivo.
  • Volare Gold/Premium: Todos os benefícios Volare Silver mais acesso a salas VIP, atendimento 24h, dois voucheres anuais para upgrade de cabine, embarque prioritário e boas-vindas especial a bordo.
  • Volare Diamond/Executive: Todos os benefícios Volare Gold mais despacho de equipamento de golf grátis, acesso a salas VIP com acompanhantes, comidas e bebidas a bordo grátis, convite para eventos exclusivos e upgrade grátis para a primeira classe.

Neste lançamento o programa está oferecendo 10.000 pontos para que se associar e ainda a possibilidade de pedir equivalência de status a partir de diversos outros programas.

Alianças da Ita Airways

Durante a conferência de apresentação da nova companhia, o presidente Alfredo Altavilla disse que continua procurando um acordo com uma grande companhia aérea ainda para 2022, pois entende que é muito pequena para competir no mercado sozinha.

Embora não tenha dito, ele se refere muito provavelmente a um acordo com uma companhia americana. Com a derrocada da Alitalia, muitas companhias estão aproveitando a oportunidade para ganhar mercado, como é o caso da United que planeja voos diretos para Milão, Veneza, Roma e Nápoles partindo dos EUA e até da antiga parceria da Alitalia, Delta, que lançou um voo entre Boston e Roma.

A companhia sabe que para ser bem sucedida é fundamental ter uma parceira nos Estados Unidos que permitir conectividade e fluxo de passageiros para encher seus aviões rumo à Itália. A candidata mais forte parece ser a Delta, com quem a Alitalia manteve uma parceria de muitos anos e que tem demonstrado um grande apetite por este tipo de acordo – basta lembrar do acordo bilionário que fechou com a Latam.

Altavilla falou ainda que a companhia pretende entrar para uma aliança aérea, com preferência pela Skyteam, `à qual pertencia a Alitalia, mas que não descarta qualquer uma das duas outras opções, Star Alliance ou Oneworld.

Frota 100% Airbus

Antes mesmo de começar suas operações a Ita Airways já havia anunciado a intenção de ter uma frota 100% Airbus, anunciando em setembro a compra de 28 novos aviões da fabricante.

Inicialmente ela parte da frota de Airbus que herdou da Alitalia: são 18 A319, 27 A320 e 7 A330, totalizando 52 aeronaves. Com a compra vai adicionar 10 A330neo, 7 A220 e 11 A320neo. Além disso, a ITA concluiu um acordo com a companhia de leasing Air Lease Corporation para receber outros 31 aviões, de curto, médio e longo alcance, incluindo aí o Airbus A350-900. O plano é chegar a 78 aviões em 2022 e 105 em 2025.

O primeiro avião da Ita Airways, de prefixo EI-EIB está na Irlanda terminando de ser preparado e já recebeu a frase “Born in 2021” na fuselagem. Notem que nele não há nada relacionado com a identidade visual apresentada:

O primeiro avião da ITA. Foto: Adrian Kissane.

A renovação de frota, apesar de representar um gasto considerável para uma companhia aérea que está iniciando, vai resultar em uma frota mais jovem, mais eficiente e com menor custo operacional.

Rotas da Ita Airways

Nessa primeira semana, segundo dados da consultoria OAG Schedules Analyser mostram que a ITA têm voos para 35 destinos, sendo 16 dentro da Itália e 19 internacionais. Dos 233.000 assentos oferecidos, 29,1% partem do Aeroporto de Roma Fiumicino, seu principal hub, e 27,4% do Aeroporto de Milão Linate, seu outro hub – semelhante ao que já fazia a Alitalia. Se comparado com sua antecessora a capacidade total caiu 54%. Sua principal rota é a ponte aérea Roma-Milão. Confira os destinos da ITA:

  • Itália 

Brindisi, Bologna, Bari, Catânia, Roma (Fiumicino), Florença*, Gênova, Milão  (Linate), Nápoles, Palermo, Pescara, Reggio Calábria, Lamezia Terme, Trieste, Turin, Veneza e Verona.

  • Europa, África e Oriente Médio

Algéria, Amsterdã, Atenas, Barcelona, Belgrado**, Bruxelas, Cairo, Dusseldorf, Frankfurt, Genebra, Londres, Luxemburgo*, Madrid, Málaga*, Malta, Marselha*, Munique, Nice, Paris (Charles de Gaulle), Paris (Orly), Sofia**, Stuttgart*, Tirana, Tel Aviv, Túnis, Valência* e Zurique.

  • Américas e Ásia

Boston, Buenos Aires*, São Paulo*, Tóquio (Haneda), Washington*, Nova York, Los Angeles* e Miami.

* A partir de março de 2022.
** A partir de agosto de 2022.

Para o Brasil uma boa e uma má notícia: São Paulo permanece nos planos da nova companhia aérea, mas o Rio de Janeiro perde a ligação direta com a Itália, ao menos neste primeiro momento.

Primeiro voo

O primeiro voo da Ita Airways foi o AZ-1637, que partiu de Milão (LIN) às 6h20 do dia 15/10/21 e pousou em Bari às 7h39 – 6 minutos antes do horário previsto.

Airbus A320 ainda com as cores da Alitalia em Bari, após concluir o primeiro voo da Ita Airways

Uma curiosidade sobre este voo: o Airbus A320 utilizou um novo biocombustível de aviação produzido pela também italiana Eni. O SAF (Sustainable Aviation Fuel) foi produzido na refinaria de Taranto utilizando resíduos e materiais descartados.

Protestos contra o fim da Alitalia

Como dito no início da matéria, a transição da Alitalia para Ita Airways foi carregada de drama. Mais de 70% dos funcionários da antiga empresa não foram aproveitados na nova, e estão recebendo auxílio do governo italiano que é menor que o salário que tinham na ativa. Por conta disso, diversos protestos ocorreram na Itália, sendo o mais emblemático esse flash mob realizado por comissárias de bordo se despindo do uniforme da Alitalia:

Passageiros com bilhetes da Alitalia

Um fundo de €100 milhões de euros foi criado pelo governo italiano para atender aos 250.000 passageiros com bilhetes da Alitalia para voar em datas a partir de 15 de outubro. A companhia deverá entrar em contato para informar as opções, que incluem o reembolso.

Caso você não tenha recebido a comunicação, pode enviar um e-mail para alitaliarefunds@alitalia.com.

Não fica claro o que acontece com os passageiros que emitiram bilhete usando milhas do finado Mille Miglia. Caso você tenha utilizado outro programa, como a Smiles por exemplo, deve entrar em contato com este para conhecer suas opções.


E aí, o que achou das novidades apresentadas pela Ita Airways? Alguém com saudades da Alitalia? Comente!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção