logo Melhores Destinos

Israel exigirá autorização eletrônica para entrada de turistas brasileiros

Mari Kateivas
29/05/2024 às 12:01

Israel exigirá autorização eletrônica para entrada de turistas brasileiros

O governo de Israel divulgou novas regras para os viajantes, incluindo turistas brasileiros que quiserem visitar o país. A partir de agosto de 2024, visitantes de países isentos de visto, como o Brasil, serão obrigados a obter uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA-IL) para poder entrar no estado de Israel.

A prévia autorização indicará que o turista tem permissão para viajar e permanecer por até 90 dias no país. Apenas cidadãos israelenses ou titulares de um número de identidade israelense não precisarão solicitar o novo ETA-IL.

O governo informou que a autorização online tem o objetivo de simplificar e agilizar o processo de entrada em Israel: “a maioria dos candidatos receberá uma resposta [da autorização] imediatamente. Em certos casos, pode demorar até 72 horas.”

Tel Aviv, em Israel

Nesse momento, o sistema ETA-IL está funcionando como programa piloto e, por isso, está aberto apenas para quem tem passaportes americano e alemão. Durante a fase piloto, a apresentação da candidatura será voluntária e isenta de taxas.

O sistema também ficará aberto na sua fase piloto para os brasileiros e outras nacionalidades durante o mês de julho. Após o início da exigência do ETA-IL, a taxa para solicitação será de 25 NIS (cerca de R$ 35).

Nova autorização eletrônica

  • Solicitação do ETA-IL

Segundo as autoridades locais, o ETA-IL pode ser solicitado a qualquer momento antes da viagem. A recomendação é que os pedidos sejam feitos pelo menos 72 horas antes do viajante fazer as compras de passagens aéreas, reservas de hotéis ou de atrações no país.

  • Validade do ETA-IL

De acordo com o governo, a autorização pode ser válida para várias viagens feitas em um período de até dois anos.

Essa contagem considera a data de aprovação da solicitação ou até o vencimento do passaporte do viajante, dependendo do que ocorrer primeiro.

Caso o ETA-IL expire enquanto estiver em Israel, isso não prejudicará a partida do viajante.

  • Preenchimento do ETA-IL

Tenha atenção ao preencher seu formulário de solicitação, pois ele não poderá ser corrigido após ser enviado ao governo israelense.

  • Quem precisa do ETA-IL?

Israel não exige visto B2 para a entrada de brasileiros no país, por isso, quem tiver passaporte brasileiro deverá preencher um formulário ETA-IL. Veja a lista de países que exigem visto.

Passo a passo ETA-IL

Torre de Davi, em Jerusalém

1. Confira o que você precisa

  • Passaporte emitido por um país isento de visto, válido durante a sua estadia;
  • Endereço de e-mail válido;
  • Método de pagamento válido Visa, Mastercard ou American Express para o pagamento da taxa 25NIS (R$ 35).

2. Inscreva-se no ETA-IL

  • Preencha o formulário de inscrição ETA-IL;
  • Certifique-se de que as informações fornecidas são precisas
  • Pague a taxa de 25 NIS (durante o período piloto a aplicação será gratuita);
  • Envie sua aplicação.

3. Aguarde sua resposta

  • Assim que sua inscrição for concluída, o governo de Israel entrará em contato com você pelo do e-mail informado;
  • A maioria dos candidatos receberá uma resposta imediatamente;
  • Em certos casos, pode demorar até 72 horas. Se você não receber uma resposta, verifique sua caixa de entrada, incluindo spam/lixo eletrônico.

4. Receba sua resposta

  • Se o seu pedido ETA-IL for aprovado:

Você receberá um e-mail com seu número ETA-IL, a data de início e os termos e condições. Mantenha uma cópia desta mensagem com você durante a sua estadia em Israel;

  • Se houver perguntas adicionais:

Você receberá um e-mail pedindo por mais informações;

  • Se o seu pedido de ETA-IL for negado:

Você receberá um e-mail com o status da sua inscrição. O governo aconselha que, nesse caso, você entre em contato com a central de ajuda para obter informações adicionais.

Turismo em Israel

Jerusalém - Foto: Sander Crombach

De acordo com o Ministério do Turismo de Israel, o turismo de Israel está em retomada, e o Aeroporto Internacional Ben Gurion está operando normalmente.

A maioria das cidades do país, como Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Negev e Galiléia, estão completamente ativas, com todas as atrações turísticas abertas ao público, segundo o ministério.

O Diretor-Geral Adjunto do Ministério do Turismo de Israel, Pini Shani, disse que o país tem recebido milhares de turistas nas últimas semanas, os quais demostram o “apoio ao povo israelense e sua crença em um futuro pacífico.”

“A segurança dos turistas é nossa principal prioridade. Israel é um país seguro para se visitar, e todas as áreas turísticas são rigorosamente monitoradas para garantir a segurança dos nossos visitantes”, afirmou.


O conflito entre Israel e Hamas começou em outubro de 2023 e se estende até hoje. Portanto, antes de tomar qualquer decisão para viajar ao país, se informe sobre a segurança no seu destino por meio das fontes oficiais do Estado de Israel e imprensa local.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção