logo Melhores Destinos

Islândia libera a entrada de brasileiros vacinados sem restrições

João Goldmeier
João Goldmeier
09/06/2021 às 16:03

Islândia libera a entrada de brasileiros vacinados sem restrições

A Islândia liberou a entrada de viajantes vacinados contra a Covid-19, incluindo brasileiros, sem necessidade de quarentena ou mesmo de apresentar exame RT-PCR. A informação foi passada ao Melhores Destinos com exclusividade pelo Ministério de Relações Exteriores da Islândia.

A boa notícia é que o país reconhece todas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde. Além da AstraZeneca, Moderna, Pfizer e Janssen, também são aceitos os viajantes imunizados com a Coronavac, amplamente utilizada no Brasil, mas que ainda não foi reconhecida pela União Europeia.

Vale lembrar que a Islândia não faz parte da União Europeia, porém integra o grupo de países signatário do Tratado de Schengen, que permite uma liberdade maior de locomoção entre eles. Ao não pertencer à União Europeia, ela pode estabelecer regras distintas, inclusive para aceitar vacinas ainda não aprovadas pelo bloco europeu.

Brasileiros liberados

Perguntamos às autoridades islandesas acerca da possibilidade de brasileiros vacinados entrarem no país e essa foi a resposta:

O texto diz claramente que aqueles que apresentem um certificado internacional válido de vacinação completa para a Covid-19 estão isentos das restrições de viagem (como quarentena e exame RT-PCR).

Mas algumas dúvidas permanecem: o que seria o “certificado internacional válido de vacinação completa para a Covid-19”? Muitas cidades brasileiras criaram comprovantes de vacinação às pressas, até em xerox. Será que isso seria aceito? Talvez o aplicativo Conecte SUS ajude a resolver isso, mas seria ele também aceito?

Como chegar à Islândia

Outra questão é como chegar à Islândia. O país não tem voos diretos do Brasil e o caminho mais curto é através de um voo com conexão na Europa. Mas isso implica em entrar no Espaço Schengen, ou seja, entrar na Europa por tabela, o que não está permitido pela União Europeia. Seria aberta uma exceção para os que se destinam à Islândia? Ou seria necessário o trânsito em algum país que permite a conexão de brasileiros? Haveria alguma rota possível?

E ainda tem a questão dos requisitos para trânsito, para o viajante ficar atento, muitos países permitem o trânsito, desde que com apresentação de exame RT-PCR, como é o caso de Portugal.

Ainda assim, é bom ver que o mundo volta a se abrir para quem já está vacinado e melhor ainda ver que a Coronavac começa a ser aceita como imunização reconhecida.

Essa dica veio da querida leitora Miriam Guerra D. Másson, presidente do Conselho de Cidadãos brasileiros da Embaixada do Brasil na Noruega.