Abear inicia inspeção diferenciada nas bagagens de mão em quatro aeroportos!
Abear inicia inspeção diferenciada nas bagagens de mão em quatro aeroportos!
Quem embarcou hoje nos aeroportos de Curitiba, Campinas, Brasília e Natal notou algo diferente. Antes do controle de segurança (raios-x), funcionários com coletes verde fluorescente faziam uma checagem na bagagem de mão trazida pelos passageiros. Como antecipamos em primeira mão, é uma iniciativa das companhias aéreas nacionais, em parceria com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), para inibir o embarque de itens fora dos padrões estabelecidos pela Anac. A ação será expandida para 16 aeroportos brasileiros nas próximas semanas. Veja como o controle está sendo feito!
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Como vai funcionar?
Duas empresas terceirizadas, contratadas pela Abear, serão responsáveis por inspecionar as bagagens de mão trazidas pelos passageiros antes do acesso aos raios-x dos aeroportos, analisando sua dimensão e quantidade. Os funcionários receberam treinamento específico para a função e dispõem de gabaritos para conferir as medidas, que finalmente foram padronizadas nas quatro grandes companhias aéreas nacionais: Latam, GOL, Azul e Avianca Brasil.
Nas duas primeiras semanas a ação terá caráter educativo. Terminado esse período, quem tiver com bagagem acima das dimensões (55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade), ou da quantidade permitida (1 mala e 1 item pequeno de mão, como bolsa ou mochila) será barrado e direcionado para a fila do check-in da companhia aérea para despachar, arcando com o respectivo custo, caso a tarifa comprada não inclua esse serviço.
Num primeiro momento, apuramos que não será feito o controle de peso das bagagens, que no conjunto não devem ultrapassar os 10 quilos. O foco será em itens claramente fora das medidas, ou em quantidade acima do permitido.
Quanto custa despachar bagagens em voos nacionais?
A compra da bagagem no aeroporto custa até o dobro do valor, em relação ao pagamento antecipado.
Ou seja, infringir as regras vai custar caro!
Quais aeroportos terão esse controle especial?
Brasília, Curitiba, Campinas e Natal: orientação de 10 a 24 de abril e triagem efetiva a partir de 25 de abril.
Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Belém: orientação de 17 de abril a 1 de maio e triagem efetiva a partir de 2 de maio.
Aeroporto de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Goiânia e Porto Alegre: orientação de 24 de abril a 12 de maio e triagem efetiva a partir de 13 de maio.
O plano é expandir a iniciativa para mais aeroportos no segundo semestre de 2019.
Qual é o objetivo dessa ação?
As empresas querem evitar a todo o custo que cheguem ao portão de embarque bagagens fora do padrão permitido, coibindo eventuais abusos dos passageiros, e minimizando impactos na operação. Segundo a Abear, isso vai evitar atrasos no embarque e na partida de voos por conta da falta de espaço nos bagageiros dos aviões e dos despachos de última hora que hoje são feitos nos portões de embarque.
Latam, GOL, Azul e Avianca vão dividir os custos desse controle adicional, que será coordenado pela Abear. E devem recuperar esse investimento com a receita que será gerada pelo despacho de bagagens acima das especificações, que, até então, muitas vezes acabavam embarcando, ou sendo despachadas sem cobrança no portão de embarque.
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E você, o que achou da iniciativa? Comente e participe.