Mudança! Reino Unido exigirá autorização eletrônica para entrada de viajantes
Mudança! Reino Unido exigirá autorização eletrônica para entrada de viajantes
Viajantes que quiserem visitar o Reino Unido serão obrigados, em breve, a solicitar uma permissão para entrar no país. A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA – da sigla em inglês) deve ser implementada até o fim de 2024, inclusive para visitantes brasileiros e europeus.
A exigência da ETA começou a ser planejada após a saída do Reino Unido da União Europeia. Na prática, a autorização é um formulário que o turista deverá preencher pela internet antes da viagem. A partir disso, ele receberá ou não a permissão para entrar no Reino Unido.
Por enquanto, a solicitação da ETA está disponível apenas para viajantes de países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC). O governo ainda não divulgou se haverá algum tipo de cobrança para fazer a ETA e nem a data em que o formulário passará a ser exigido aos brasileiros.
Baixe o app do Melhores Destinos e não perca promoções de passagens aéreas!
A medida tem como prioridade a segurança das fronteiras com o Reino Unido, pois oferecerá informações de migração mais precisas. O programa ETA faz parte do plano do governo de digitalizar totalmente suas fronteiras até 2025.
“Ao lançar ETAs, podemos garantir que todos que desejam viajar para o Reino Unido tenham permissão para fazê-lo antes da viagem e recusar aqueles que representam uma ameaça.”
O que é o novo sistema ETA?
O governo britânico explicou que o sistema ETA não é um visto e servirá para fazer a triagem dos visitantes antes de chegarem ao Reino Unido.
Isso significa que essa medida poderá dar mais tranquilidade ao turista, que viajará com a certeza de poder entrar no país. Ou seja, em uma viagem comum, não precisará ficar ansioso ou preocupado com a imigração, pois saberá antecipadamente que tem autorização para visitar o Reino Unido.
Para preencher o formulário online da ETA, os viajantes vão precisar fornecer dados pessoais básicos e do passaporte, além de algumas informações relacionadas à segurança.
A maioria das pessoas terá a autorização aprovada rapidamente, segundo o governo. Os visitantes poderão fazer esse processo em casa mesmo, sem precisar ir até a Embaixada do Reino Unido.
Informações sobre a ETA
- A ETA estará disponível para mais de 60 nacionalidades;
- A autorização será válida para entradas múltiplas;
- Os titulares da ETA não precisam notificar as autoridades de imigração do Reino Unido se os itinerários de viagem ou os horários de chegada mudarem;
- O acesso ao ETA estará disponível por meio de um aplicativo eletrônico, eliminando a necessidade de solicitar um documento de viagem em uma embaixada;
- A permissão ficará vinculada eletronicamente ao passaporte do titular, eliminando a necessidade de impressões em papel.
Validade da autorização
Até o momento, o governo do Reino Unido não divulgou a validade de permissão da ETA. Entretanto, como a autorização é baseada no sistema de imigração dos Estados Unidos, provavelmente, ela será válida por pelo menos dois anos.
Atualmente, a maioria dos visitantes que não precisam de visto podem permanecer no Reino Unido por até 6 meses – incluindo brasileiros.
Os viajantes devem atender a todos os requisitos da ETA UK para viajar sem visto. A ETA será apenas para visitas curtas ao Reino Unido para fins de turismo, negócios ou trânsito.
Quais documentos são necessários para solicitar a ETA?
Quando o formulário for disponibilizado, os viajantes precisarão de:
- Um passaporte nacional válido, biométrico, de um país elegível para a ETA;
- Um endereço de e-mail ativo;
- Detalhes da viagem;
- Um cartão de crédito ou débito.
Outras informações sobre o novo sistema estão disponíveis no site do governo inglês.
O que achou da nova burocracia? Acredita que isso realmente vai ajudar os turistas a se planejarem com mais segurança? Participe nos comentários!