logo Melhores Destinos

Quais informações a tripulação pode ter sobre você durante um voo?

Duda Machado
11/02/2025 às 14:44

Quais informações a tripulação pode ter sobre você durante um voo?

Já ficou curioso para saber quais são os dados que a tripulação de voo tem sobre você? Pois saiba que, dependendo da companhia, não são poucos e que eles podem ser acessados facilmente, com apenas um toque no tablet ou smartphone do comissário.

A implantação de alguns sistemas de acesso à dados começaram como uma maneira da tripulação identificar os passageiros com uma conexão estreita e ajudá-los a remarcar ainda no meio do voo. Hoje, equipe da cabine pode ver uma grande quantidade de dados sobre os clientes. Cada companhia aérea possui um sistema diferente, que exibe informações distinta (até porque essa personalização não é muito barata) mas há algumas que se tornaram padrão do setor para serem transmitidas à tripulação.

“Posso usar o mapa de assentos para ver que, se houver assentos vazios, posso utilizá-los melhor, talvez para clientes com mobilidade reduzida”, disse Sally Kennedy, diretora de serviço de cabine da British Airways, ao The Independent . “Com o iPad posso ser pró-ativo em vez de reativo.”

meus-dados-comissarios

Getty Images

Os comissários não podem saber qual foi o valor pago pela sua passagem, por exemplo, mas podem ver se você é um passageiro frequente da companhia aérea e, se sim, acessar o seu status. “Ainda ontem, um iPad da tripulação no meu voo da British Airways alertou a equipe de que eu havia me requalificado para o status British Airways Executive Club Gold e ganhei 2.500 pontos de nível”, escreveu Gilbert Ott, da God Save the Points . “Ele automaticamente preencheu uma mensagem de parabéns para o membro da tripulação ler e, antes da decolagem, recebi um agradecimento personalizado pela lealdade.”

Outras companhias aéreas, como a United, usam o sistema para acompanhar a satisfação do cliente. Se os passageiros responderam à pesquisa de satisfação após alguma viagem, a tripulação pode ver o histórico dos últimos cinco voos deles por aquela companhia e, caso alguém tenha relatado alguma frustração com o serviço, os comissários de bordo são informados e, muitas vezes, tentam reconquistar o passageiro com algumas gentilezas.

Feliz aniversário

A tripulação ainda pode usar os dados salvos para desejar um feliz aniversário, ou até mesmo para saber quais são os seus hábitos durante cada horário do voo – lembrar que você costuma toma uma taça de vinho na decolagem, por exemplo. O nosso editor Daniel Gadelha contou que, em um recente voo com a Gol, se surpreendeu ao saber que o comissário tinha a data de seu nascimento e seu status de voo “Ele disse que era preciso saber para caso eu estivesse na saída de emergência, por exemplo.”, explicou.

A experiência do cliente a bordo está se tornando cada vez mais pessoal – até os sistemas de entretenimento estão ficando personalizados! No ano passado, a Singapore Airlines introduziu uma novidade que permite aos passageiros retornar os filmes de onde pararam em seu último voo.

No entanto, todas essas informações extras e as “interações personalizadas” podem nem sempre agradar – alguns podem achar “invasivas” e preferir mais privacidade. De toda forma, os sistemas de preferências estão cada vez mais populares com o avanço das tecnologias e é bastante normal que a cultura siga invadindo diversos setores, inclusive, o da aviação.

Com informações da Travel + Leisure 


E aí? O que você acha do uso desses sistemas, legal ou invasivo? Compartilhe nos comentários conosco!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção