Maior trilha de São Paulo é inaugurada com 182 km de muita área verde


Maior trilha de São Paulo é inaugurada com 182 km de muita área verde
A cidade de São Paulo finalmente inaugurou a Trilha Interparques, que ganhou o título de “maior trilha da cidade” devido aos seus 182 km de extensão. Anunciada em 2022, a nova atração ficou pronta após quase três anos, agora proporcionando aos mais aventureiros um novo passeio rodeado de natureza sem sair da capital.
São Paulo inaugura a maior trilha da cidade
O percurso da trilha conecta Unidades de Conservação municipais e outras áreas protegidas na Zona Sul de São Paulo, incluindo os Parques Naturais Municipais, Parques Estaduais, represas e Reservas Particulares do Patrimônio Natural, Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé.
Mesmo sendo conhecida como a selva de pedra do Brasil, São Paulo possui cerca de 24% do seu território total formado por áreas verdes protegidas. Para que a população possa se aproximar desses ambientes de maneira segura, foi construída a nova trilha.
A trilha foi definida pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, e terá início na Balsa da Ilha do Bororé, no Grajaú, passando pelos Parques Naturais Municipais Bororé, Varginha, Itaim e Jaceguava, em seguida passa pelo Parque Estadual Várzeas do Embu-Guaçu, PNM Cratera de Colônia, Parque Estadual da Serra do Mar Curucutu e, por fim, a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Curucutu, retornando ao ponto de partida.
A trilha passa por Parques Nacionais, que contam com mirantes para a represa Billings, torre de observação com panorama para a Guarapiranga e área para piqueniques no entorno de lagos, bem legal para quem curte fazer um passeio diferente em meio à natureza!
Todo o trajeto é demarcado com placas de sinalização para orientar os visitantes e garantir a segurança de todos. Com essa iniciativa, o Polo de Ecoturismo de São Paulo ganha um dos maiores circuitos de ecoturismo da cidade. O mapa da Trilha Interparques está disponível na página oficial e pode ser acessado aqui.
Leia também
O que fazer em São Paulo
Os cenários da Trilha Interparques
A Trilha Interparques entrega diversas paisagens diferentes e, em determinados pontos, já é possível observar a transição da Mata Atlântica para o Cerrado. O percurso abriga uma flora rica e diversa, incluindo espécies como cedro-rosa, embaúba-prateada, cambuci, samambaiaçu e palmito-juçara. Algumas dessas plantas, como o cedro-rosa, a samambaiaçu e o palmito-juçara, estão ameaçadas de extinção.
A fauna local também impressiona pela diversidade! Alguns dos bichinhos são os Macacos bugios-ruivos, fundamentais para a dispersão de sementes e a regeneração da floresta, eles são bem comuns ao longo do trajeto! Além deles, visitantes poderão avistar o tangará-dançarino, caxinguelês, quatis e diversas outras espécies.
Saiba mais sobre a nova Trilha Interparques clicando aqui!
Quer receber mais notícias, dicas e promoções de viagem e lazer? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e aproveite!