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Aurora boreal no avião? Conheça 4 iluminações especiais criadas por companhias aéreas

Mateus Tamiozzo
20/07/2025 às 16:00

Aurora boreal no avião? Conheça 4 iluminações especiais criadas por companhias aéreas

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O jet lag é um dos efeitos que mais incomoda os passageiros depois de uma viagem longa de avião que cruza vários fusos horários. Cansaço excessivo, especialmente se você esteve na classe econômica, perda da noção de horário, troca do dia pela noite e vice-versa – estes são somente alguns dos impactos. Para diminuir essa sensação chata, fabricantes e companhias aéreas têm buscado estratégias para minimizar o jet lag, e isso invariavelmente passa pela iluminação a bordo.

Com luzes que variam conforme a fase do voo – embarque, refeições, descanso, despertar e pouso -, os padrões de cores únicas são ajustados para que o relógio biológico não fique tão bagunçado. No entanto, algumas empresas vão além ao criar iluminações especiais que fogem do monocromático. De auroras boreais a noites estreladas, os esquemas de luz deixam o voo mais “bonito” sem perder a função de alívio do jet lag.

Neste post, vamos conhecer quatro iniciativas de companhias aéreas, inspiradas, principalmente, na natureza!

Aurora boreal na Finnair

Vez ou outra, pipocam nas redes sociais posts de passageiros que tiveram a sorte e o privilégio de ver a aurora boreal de dentro do avião. Essa é uma possibilidade em voos que passam pelo círculo polar ártico à noite durante o inverno do hemisfério norte.

Inspirada por esse belíssimo acontecimento da natureza, a companhia aérea Finnair, da Finlândia – um dos países nórdicos onde é possível “caçar” e ver a aurora boreal -, trouxe para o interior do avião um esquema de iluminação que remete ao fenômeno. As luzes podem ser vistas na frota de Airbus A330 e A350 da empresa, que realizam voos de longa distância e reúnem todas as suas cores.

(Reprodução “X” @MarkA380)

A “aurora boreal” é ativada pela tripulação logo depois do serviço de jantar, já na posição de luzes noturnas. A iluminação também tenta imitar a “dança” que o fenômeno faz no céu. Esse esquema, porém, fica disponível por apenas 15 minutos – depois disso, escuridão total para que todos possam dormir.

O sistema que simula a aurora boreal foi criado durante a reforma das cabines do A330. Designers da Finnair e de empresas parceiras, bem como os especialistas de iluminação da Airbus, se juntaram para pensar na melhor forma de colocar a ideia de pé.

Segundo a empresa, não houve necessidade de grandes mudanças técnicas, já que o jogo de luzes disponível a bordo depois das renovações do A330 permitia facilmente a introdução da aurora boreal. Isso porque o sistema de iluminação passou a ser em leds RGBW – uma evolução do RGB (vermelho, verde e azul, na sigla em inglês) que traz a cor branca e permite variações em tons pastéis e mais vibrantes. Esse padrão já estava disponível no A350.

No entanto, por conta de diferenças de tecnologia entre os dois aviões, o efeito de aurora boreal a bordo não é exatamente igual em toda a frota.

Definitivamente é a minha favorita da lista!

Noite estrelada na Emirates

Céus estrelados sempre são uma atração quando se foge das grandes cidades. Quanto menos luz artificial ao redor, mais garantia de se ver as constelações, alguns satélites e, com sorte, até cometas!

A Emirates trouxe o “céu estrelado” para dentro de seus aviões, mas não pense que é algo recente. A empresa fez a introdução desse padrão de luzes em 2003, em um modelo A340-500, em trabalho conjunto com a Airbus! Desde então, os passageiros podem passar uma noite sob as estrelas, no melhor sentido figurado. Segundo a Emirates, a simulação cria uma “atmosfera tranquila e propícia ao descanso”.

A empresa também diz que o sistema de iluminação ambiente e os painéis de céu estrelado foram criados com base em imagens reais do céu noturno de Dubai. As constelações no teto são “representações precisas das estrelas”.

Em muitos casos, a iluminação é ativada ainda antes da decolagem, adaptada às características de cada voo, e permanece visível por mais tempo em trajetos noturnos. De forma geral, a Emirates costuma “ligar” as estrelas depois do serviço de bordo, quando as luzes principais da cabine são reduzidas para o momento de descanso. Há variações de disponibilidade deste céu dependendo do cronograma de voo e dos fusos horários.

(Reprodução “Threads” @flaziken)

A simulação noturna está em todos os modelos que integram a frota da Emirates, especificamente em 43 Airbus A380, 8 A350 e 50 Boeing 777-300.

Roxo relaxante na Air New Zealand

Aqui vamos fugir um pouco do padrão da natureza e de múltiplas cores. O destaque é uma composição monocromática da Air New Zealand, com foco no roxo. Isso porque a companhia aérea da Nova Zelândia pretende lançar no início de 2026 o Skynest, um formato de camas na classe econômica.

O roxo entra nessa história porque será o principal padrão de iluminação desses “ninhos” a bordo. Segundo a companhia aérea, além de ser uma experiência diferente de iluminação a bordo, a cor escolhida ajuda a criar uma atmosfera tranquilizante.

Embora algumas companhias aéreas já usem o roxo, a composição vibrante que a Air New Zealand prepara para o Skynest deve ser um diferencial.

A companhia aérea trabalhou com a Boeing – o Skynest estará nos dois primeiros novos Boeing 787-9 que a empresa vai receber – em um laboratório para garantir que as cores e seus graus de luminosidade tenham um balanço entre estética, bem-estar e exigências operacionais. A luz roxa será controlada pela tripulação e vai acompanhar as etapas de voo da mesma forma como ocorre na cabine convencional.

A Air New Zealand vai estrear o Skynest e suas luzes roxas em voos entre Auckland e Nova York.

Sombra das palmeiras na Etihad Airways

A ideia de “sombra e água fresca” é difícil de ser reproduzida a bordo de um avião, mas foi o que Etihad Airways tentou fazer com uma iluminação especial em seus aviões. Menos impactante, mas não menos interessante do que as iniciativas anteriores, a companhia aérea buscou inspiração nas palmeiras de Abu Dhabi para levar a “sombra” para seus aviões – a água fresca a gente pede para a tripulação.

A iniciativa é bem mais discreta do que as de Finnair, Emirates e Air New Zealand, uma vez que não abrange toda a cabine, mas apenas pontos específicos, como podemos ver na imagem acima, da classe executiva da empresa. As luzes especiais estão nos aviões Airbus A380, A350 e Boeing 787.

Segundo a empresa, o esquema de iluminação contribui para as etapas de descanso do voo e também ajuda a diminuir os efeitos do jet lag.


Já viajou em alguma dessas companhias aéreas e teve a oportunidade de vivenciar essa experiência diferente com as luzes especiais? Conte nos comentários!

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