Ilhabela e Arraial do Cabo proíbem entrada de turistas. Veja outras cidades com restrições


Ilhabela e Arraial do Cabo proíbem entrada de turistas. Veja outras cidades com restrições
Diversas cidades brasileiras anunciaram a proibição de turistas como medida de segurança com foco em evitar a propagação do coronavírus (COVID-19). Entre elas, estão Angra dos Reis / Ilha Grande (RJ), Arraial do Cabo (RJ), Balneário Camboriú (SC), Ilhabela (SP). Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), Poços de Caldas (MG) e Santana do Livramento (RS). Saiba mais detalhes de cada a seguir.
- Leia também: Coronavírus no Brasil: veja as atrações fechadas ou suspensas devido à pandemia
- Conheça as melhores praias do Brasil
Angra dos Reis / Ilha Grande – RJ
A Prefeitura de Angra dos Reis anunciou que está fechado o acesso à Ilha Grande para turistas. Com a mudança, somente moradores ficam livres para poder entrar ou sair da ilha. Neste caso será necessário apresentar algum documento para comprovar a residência na área, sendo que as barcas que fazem o trajeto terão de fiscalizar os passageiros.
Um decreto divulgado no sábado já havia decidido que ônibus e vans de turismo, bem como embarcações particulares, não poderiam entrar na cidade.
Arraial do Cabo – RJ
Está proibida a entrada de veículos de turismo em Arraial do Cabo, na região dos Lagos do Rio. A medida vale para ônibus de viagens, vans e similares. Além disso, os passeios de barco também foram cancelados.
Agentes da Guarda Municipal e policiais militares estão na entrada da cidade para garantir que o decreto seja cumprido.
Balneário Camboriú – SC
A Prefeitura de Balneário Camboriú emitiu um decreto restringindo a entrada na cidade para veículos de municípios em que há contaminação comunitária pelo coronavírus. Até então, a mudança vale para pessoas que venham dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, podendo aumentar conforme a evolução dos casos.
Veículos que transportam alimentos ou outros itens essenciais terão livre acesso, além de, claro, moradores. Ainda assim, será feita uma abordagem nas entradas da cidade, estando todos os motoristas sujeitos a serem avaliados com termômetros. Quem apresentar sintomas do COVID-19 será encaminhado às unidades de saúde.
Ilhabela – SP
A Prefeitura de Ilhabela também está bloqueando a entrada de turistas no arquipélago a partir de amanhã, dia 20 de março. Sendo assim, fica restringido o acesso de veículos pela balsa. A entrada de pedestres também está limitada a moradores e trabalhadores do arquipélago.
Somente está permitida a travessia de veículos com placas de Ilhabela e São Sebastião, porém é necessário que sejam moradores ou trabalhadores da área. Com isso, será necessário apresentar comprovante de moradia. A limitação do acesso será controlada por agentes de segurança, valendo por enquanto por 10 dias.
Niterói – RJ
O acesso às praias da cidade de Niterói também está bloqueado a partir de hoje, dia 19 de março. Além disso, já foi determinado o fechamento de shoppings, centros comerciais, restaurantes e clubes. O objetivo de toda esta movimentação é fazer com que as pessoas fiquem em casa.
O prefeito também disse que para garantir a eficácia da operação, agentes de segurança estarão nos locais fazendo bloqueios.
Petrópolis – RJ
Estão proibidos de entrar em Petrópolis (RJ) todos os ônibus e vans de turismo. Além disso, vão ficar temporariamente fechados museus , parques e outras atrações turísticas da cidade. A Prefeitura informou que equipes da Guarda Civil vão ficar de prontidão nos pórticos para evitar a entrada de grupos.
Nem mesmo outros pontos turísticos naturais como cachoeiras poderão ser frequentados. Diversos outros eventos, como as comemorações do aniversário de Petrópolis, estão suspensos.
Poços de Caldas – MG
As entradas de Poços de Caldas estão bloqueadas para turistas a partir desta quinta-feira, dia 18. Qualquer ônibus de turismo será impedido de entrar, com foco em conter a propagação do coronavírus. Segundo o prefeito, até mesmo os ônibus que saem periodicamente da cidade para compras na capital paulista serão proibidos.
Santana do Livramento – RS
Santana do Livramento também está proibindo a entrada de ônibus de turismo. A cidade costuma receber um grande fluxo de turistas considerando os free shops de Rivera, no Uruguai. Geralmente são cerca de duas mil pessoas que vão aos finais de semana para fazer compras.
A proibição vale para ônibus de turismo, mas não se estende a outros turistas que queiram visitar a cidade de carro, por exemplo.