Procon vai investigar caso de passagens baratas para Paris canceladas pela Iberia
Procon vai investigar caso de passagens baratas para Paris canceladas pela Iberia
A Iberia respondeu ao pedido de explicações do Procon-SP sobre o cancelamento das passagens do Rio de Janeiro para Paris adquiridas na promoção realizada no último 28 de dezembro.
No entanto, de acordo com o órgão de defesa do consumidor, a companhia espanhola não comprovou a ocorrência de “erro evidente”, que ela havia usado como justificativa para inviabilizar o cumprimento da oferta. O caso será encaminhado à diretoria de fiscalização do Procon-SP.
A informação foi publicada nesta semana no site do Procon-SP. Segundo o órgão, a Iberia informou mais uma vez que não se tratou de uma promoção, mas de um erro na hora de realizar o upload dos preços em seu site, que fez com que fossem disponibilizadas tarifas com valor de 10% do valor real. Ainda de acordo com a empresa, tratou-se de erro grosseiro e óbvio, corrigido assim que foi verificado.
Em seu site, o Procon-SP informa, no entanto, que a companhia aérea deixou de dar explicações como por qual motivo demorou 72 horas após emitir os bilhetes para comunicar seus consumidores sobre o cancelamento, sendo que, de acordo com a própria empresa, o suposto erro foi detectado em algumas horas.
A Iberia também não esclareceu por qual motivo algumas pessoas foram informadas que a tarifa foi originalmente carregada no valor de US$ 118, mas sofreu elevação em razão da grande procura. Apesar de a Iberia alegar em sua resposta que tal afirmação estaria equivocada, essa informação foi repassada para os consumidores pelo perfil de rede social da empresa aérea.
Sobre o reembolso dos valores pagos, a companhia espanhola teria informado que a devolução será feita “o mais breve possível”.
Seguimos acompanhando o desenrolar desta história e sempre taremos novidades assim que elas surgirem.