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Procon-RJ também notifica Iberia por cancelar passagens para Paris

Redação
11/01/2022 às 19:28

Procon-RJ também notifica Iberia por cancelar passagens para Paris

Assim o Procon-SP, o Procon Estadual do Rio de Janeiro também notificou a companhia espanhola Ibéria pelo cancelamento das passagens aéreas partindo do Rio de Janeiro para Paris, adquiridas na promoção realizada no último 28 de dezembro – e, claro, divulgada pelo Melhores Destinos. Na ocasião, encontramos voos a partir de R$ 1.362 ida e volta com taxas inclusas e datas para viajar inclusive no verão europeu.

Segundo o Procon, a companhia aérea terá que explicar por que não está cumprindo a oferta, já que os consumidores efetuaram a compra das passagens aéreas inclusive no site da companhia, receberam confirmação com a emissão do código localizador, porém dias depois a empresa comunicou o cancelamento unilateral das passagens.

“Se a Ibéria veiculou promoções de passagens aéreas, o consumidor efetuou a compra e a mesma foi confirmada, a empresa não pode simplesmente cancelar o bilhete de forma unilateral sem dar opções ao passageiro. O Código de Defesa do Consumidor determina que caso não haja o cumprimento da oferta, o consumidor pode exigir que a oferta seja cumprida, receber o reembolso ou aceitar outro produto equivalente. Convidamos os representantes da empresa para uma reunião a fim de buscar uma solução que atenda o equilíbrio das relações de consumo”, declarou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Apesar da Ibéria alegar que “as reservas canceladas incluíam voos entre o Brasil e Paris que haviam sido carregados erroneamente com tarifas no valor de um décimo do seu preço real”, a companhia aérea terá que responder a onze perguntas feitas pelo Procon-RJ. Entre elas qual a justificativa para o cancelamento, quantas passagens foram emitidas e se a empresa disponibilizou canais rápidos e efetivos de atendimento aos consumidores que tiveram suas passagens canceladas.

O Procon-RJ solicitou ainda um canal de contato direto com a Ibéria a fim de solucionar as demandas apresentadas pelos consumidores. A empresa tem 10 dias, a contar do recebimento da notificação, para responder os questionamentos feitos pela autarquia.

Com informações do Procon-RJ.

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