Passaporte de saúde será adotado por 7 companhias aéreas – duas delas voam para o Brasil
Passaporte de saúde será adotado por 7 companhias aéreas – duas delas voam para o Brasil
Depois de 11 meses de testes, o IATA Travel Pass vai finalmente começar a ser implementado de maneira gradativa por cinco companhias aéreas, Etihad Airways, Jazeera Airways, Jetstar, Qantas, Qatar Airways e Royal Jordanian, que se juntam à pioneira Emirates.
“Após meses de testes, o IATA Travel Pass está entrando na fase operacional. O aplicativo comprovou que é uma ferramenta eficaz para gerenciar a complexidade das credenciais de saúde para viagens exigidas pelos governos. Além disso, é um grande voto de confiança ter algumas das companhias aéreas mais conhecidas do mundo disponibilizando o ITP aos seus clientes nos próximos meses”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
O que é o IATA Travel Pass?
O IATA Travel Pass é um aplicativo móvel que pode receber e verificar uma variedade de resultados de testes de COVID-19 e certificados digitais de vacinas. Apesar de ser chamado de passaporte de vacina, ele não substitui o passaporte dos viajantes
Com o aplicativo, os viajantes podem verificar os requisitos de sua viagem, receber os resultados dos testes, digitalizar seus certificados de vacinas, verificar se esses documentos atendem aos requisitos de seu destino e locais de conexões e compartilhar facilmente suas credenciais com as autoridades de saúde e companhias aéreas antes do embarque, tudo isso com segurança e rapidez. Isso evitará filas e congestionamentos na verificação de documentos, beneficiando os viajantes, as companhias aéreas, os aeroportos e governos.
Atualmente, os certificados de vacinas de 52 países (que representam a origem de 56% das viagens aéreas globais) podem ser gerenciados usando o aplicativo. Até o final de novembro, esse número aumentará para 74 países, representando 85% do tráfego global.