logo Melhores Destinos

Vai viajar? Confira 7 dicas para se hospedar de forma segura durante a pandemia

Thayana Alvarenga
04/12/2020 às 14:31

Vai viajar? Confira 7 dicas para se hospedar de forma segura durante a pandemia

A pandemia fez com que novos protocolos de segurança fossem adotados em todos os setores, inclusive nos hotéis, que passaram a receber hóspedes com procedimentos diferentes na rotina. Ainda assim, há precauções que devem ser tomadas também pelos próprios viajantes, mesmo se o local da sua hospedagem tiver rigorosa política de higiene em vigor. Confira 7 dicas para se hospedar com mais segurança durante a pandemia, de acordo com especialistas em saúde.

1. Se informe antes de realizar a reserva

Antes de reservar, entre em contato com o hotel e não tenha medo de fazer perguntas sobre os protocolos de limpeza contra a Covid-19 na propriedade. Comece perguntando se houve algum caso positivo na equipe ou hóspedes, e fique de olho também nas informações do site. Além disso, questione sobre quais políticas de higienização estão sendo adotadas. Com que frequência os funcionários são testados? Também é recomendado fazer o check-in remotamente, já muitos hotéis permitem isso.

Leia também
Como planejar uma viagem de carro segura durante a pandemia

É importante também perguntar de qual maneira os quartos são higienizados. “Se os hotéis estiverem tomando as devidas precauções, eles devem desinfetar usando um difusor que pulveriza e mata os agentes patogênicos transportados pelo ar. Se o local estiver apenas limpando as superfícies, não é suficiente para manter os hóspedes protegidos”, disse Dr. Jack Shevel, CEO de uma distribuidora de produtos para limpeza hospitalar, em entrevista ao site Travel & Leisure.

2. Higienize a sua própria bagagem

O processo de limpeza deve começar antes mesmo de você entrar no seu quarto de hotel, principalmente se você tiver viajado de avião. Não esqueça de limpar ou borrifar sua bagagem. Lembre-se que ela é manuseada por várias pessoas e empilhada. Portanto, deixar de higienizar corretamente é apenas um convite ao serviço de quarto do coronavírus. Isso vale também para a bagagem de mão.

3. Leve seus próprios itens

Economize um espaço especial na sua mala para levar itens extras. Algumas coisas que você normalmente confiaria a um hotel podem não estar mais disponíveis devido à pandemia. E, mesmo que estejam, quanto menos você tocar em itens com que outras pessoas tiveram contato, melhor.

“Leve seus próprios copos ou garrafas de água para o quarto de hotel. Caso não dê para levar, limpe tudo sempre com água e sabão – isso vale também para o balde de gelo no seu quarto. Certifique-se de ter seu próprio desinfetante para mãos, máscaras e lenços umedecidos, embora alguns hotéis sejam conhecidos por fornecê-los aos hóspede”, aconselhou o Dr. Shady Salib, que é medico e chefe de equipe de um hospital da Flórida.

4. Janelas abertas para ventilação

Ao entrar no seu quarto, é recomendado abrir a janela para ventilação, assim permitindo que o ar circule. Pense bem se for reservar algum quarto sem janela (pode acontecer em hospedagens mais simples), já que ter um local como porta ou janela para deixar entrar ar fresco é o ideal durante a pandemia.

Quarto de hotel em Arraial do Cabo (RJ)

5. Desinfete seu próprio quarto

É recomendado você mesmo higienizar tudo o que for possível quando entrar no quarto, começando pelos itens de alto contato. Você pode fazer uma listinha com telefone, interruptor de luz, maçanetas, controle da televisão, e qualquer outra superfície que possa ter sido tocada por alguém para começar a higienizar. Usar também a sua própria caneta durante o check-in e higienizar os cartões de acesso ao quarto ajudam bastante. Basicamente, quanto menos você tocar ao longo da estadia, melhor. Tudo o que você não puder evitar de encostar deve ser desinfetado antes de qualquer contato. “Se você trouxer um pulverizador, recomendo desinfetar seus sapatos e roupas antes de entrar no quarto e cada vez que sair”, lembrou o Dr. Shevel.

7. Mãos sempre lavadas

Por último, porém não menos importante, continue lavando e esfregando as mãos regularmente. Ou utilize o álcool em gel. Deixe esse item sempre por perto, principalmente quando for aos locais compartilhados da hospedagem como lobby, restaurante, entre outros.

Por fim, se apresentar algum sintoma se isole e notifique a recepção do hotel.


E você, já fez alguma viagem de carro na pandemia perto da sua casa? Ou ousou voar até algum outro destino? Aplicou essas dicas e quer compartilhar as suas? Comente abaixo e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção