Bora arrumar a cama! Rede global de hotéis corta serviço diário de limpeza de quarto
Bora arrumar a cama! Rede global de hotéis corta serviço diário de limpeza de quarto
A pandemia de Covid-19 alterou completamente a nossa rotina e a forma de viajar. Nos últimos meses o turismo ficou mais complexo, principalmente para as viagens internacionais. Companhias aéreas, hotéis e operadores turísticos adotaram diversas medidas para garantir a segurança e a saúde do viajante. Algumas delas serão temporárias. Já outras devem ser mantidas e poderão transformar a nossa rotina. Que tal arrumar a cama do seu quarto de hotel? Esta é uma das medidas que podem ficar para sempre.
Durante a pandemia, os hotéis tentaram atender o mercado ficando mais seguros para evitar a contaminação dos hóspedes. O check-in e check-out ficaram mais digitais, a limpeza foi reforçada, espaços foram readequados, etc. Outra medida adotada foi a limitação do serviço de limpeza de quarto para evitar o contato da camareira com os hóspedes. Esta medida, aliada a queda na demanda por hospedagens, provocou uma mudança de paradigma no setor hoteleiro. Diversos hotéis cortaram o serviço, despediram funcionários da limpeza e/ou terceirizaram a tarefa. Percebendo que é possível ficar sem o serviço diário, muitos estabelecimentos planejam manter a medida de maneira permanente.
Um deles é a rede Hilton, que cortou o serviço diário de limpeza dos quartos na maioria de seus hotéis. Na Europa, África, Oriente Médio e até nos Estados Unidos, o serviço só será realizado a pedido do hóspede, ou após o quinto dia de hospedagem.
O hotel justifica a medida: “Descobrimos que os hóspedes desfrutam da flexibilidade dos serviços de limpeza sob demanda.” E avisa: “Para seu conforto, queremos que sua estadia seja o mais tranquila possível. Os hóspedes são convidados a adaptar seus serviços de limpeza de acordo com seu nível de conforto. Para agendar, basta ligar para a recepção.”
Trazer mais conforto ao hóspede por não ser incomodado pela camareira, cortar custos e uma pesquisa feita pela Associação de Hotéis dos Estados Unidos formaram a base da decisão tomada pelo Hilton e que, possivelmente, pode ser seguida por outras redes. De acordo a enquete da Associação, dois terços dos americanos não enxergam problemas com o fim do serviço de limpeza diário.
Vale lembrar que a nova política não se aplica aos hotéis da rede Hilton no Brasil. Pelo menos por enquanto…
A medida é polêmica! Com a retomada do turismo veremos se ela se manterá e se expandirá. A pandemia trouxe muita mudança no setor turístico, algumas benéficas e outras nem tanto. Posso até me tranquilizar que ninguém entrará no meu quarto quando eu estiver fora, mas só de pensar em arrumar a cama e o banheiro é difícil me animar. E você, o que achou desta medida?
Confira a nova política em detalhes no site da rede (apenas em inglês).