logo Melhores Destinos

Hotéis em Cancún – dicas de como escolher onde ficar

Camille Panzera
28/03/2016 às 9:30

Hotéis em Cancún – dicas de como escolher onde ficar

Cancún, no México, é um dos destinos mais visitados pelos brasileiros que desejam curtir uma boa praia no exterior. A cidade é cheia de opções de lazer: tem realmente um mar de cair o queixo, uma excelente estrutura hoteleira, passeios muito variados, bons restaurantes, shopping e atrativos culturais. A quantidade de atrações nessa região é singular e você pode passar vários dias explorando a área, conhecendo algo novo a cada dia. O grande diferencial de Cancún é ter opções que agradam a pessoas com gostos completamente distintos, desde aqueles que querem festa, aos casais em lua de mel ou famílias com crianças.

Hotéis em Cancun

Vista do Hotel Westin Lagunamar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por ser um destino tão atrativo e variado, Cancún cresceu muito e passou a ser fortemente explorada pelo turismo. E como toda essa região da Península de Yucatán, no estado mexicano de Quintana Roo, tem um mar maravilhoso não é apenas Cancún que se tornou uma atração. “Cancún”, geralmente é o nome que muitos usam, mas há outros lugares para hospedagem próximos da cidade que talvez se encaixem melhor no seu perfil de viajante. E as opções de hotéis em todos esses lugares é tão grande que fica difícil decidir onde se hospedar. Abaixo explicamos melhor sobre cada lugar, opções de hotéis e dicas que podem ajudar a decidir onde se hospedar em Cancún! 

Cancún

Cancún propriamente dita é uma cidade muito turística. O que nem todo mundo sabe é que a localização da hospedagem faz muita diferença no aproveitamento da viagem. A cidade tem sua Zona Hoteleira, que é onde a maioria esmagadora dos turistas de hospeda, e tem também o centro da cidade, que é onde os mexicanos realmente vivem. A Zona Hoteleira tem hotéis enormes e com todo tipo de facilidades: piscinas, restaurantes, bares, spa, playground infantil – é um lugar muito estrutura e muito procurado pelos norte-americanos.

A Zona Hoteleira de Cancún tem uma excelente estrutura e é realmente ali que os turistas se hospedam e é onde indicamos que você se hospede também. Ficando na Zona Hoteleira você pode utilizar ônibus para circular e ter e acesso facilitado aos shoppings, boates, restaurantes etc. O que ocorre, porém, é que a própria Zona Hoteleira é enorme e a escolha da localização correta pode implicar diretamente na maneira que você irá aproveitar a viagem e curtir o mar.

cancun-mapa

Mapa de Cancún e Zona Hoteleira

A Zona Hoteleira tem o formato parecido com o de um número 7. (veja a imagem abaixo) e nela está uma via chamada Boulevard Kukulkán – os endereços em Cancún são identificados de acordo com o quilômetro em que o terreno está localizado. Por exemplo, a vida noturna de Cancún concentra-se no km 8.5 da Boulevard Kukulkán e o Shopping La Isla no km 12.5.

A parte interna do sete, virada para o continente, está às margens de uma lagoa e a parte externa do 7 virada para o mar belíssimo do Caribe. Quando Cancún começou a se desenvolver, ela começou crescendo a partir do centro, e, portanto, próximo ao centro (km 3) ficam os hotéis de menor porte, mais baixos e mais antigos da Zona Hoteleira. Com o passar dos anos e desenvolvimento da região, novos hotéis foram surgindo e ganhando seu espaço ao longo da Boulevard Kukulkán.

Outra dica que faz diferença na hora de escolher a localização do hotel é ter em mente que a parte de cima do 7 ( ou seja, a parte da península mais próxima do centro), tem um mar mais calminho, enquanto a parte extensa do 7 (vertical) tem o mar mais agitado. Há quem visite Cancún e tenha a impressão de que as pessoas não entram no mar e talvez essa sensação seja a de quem se hospeda na área em que o mar é mais agitado, pois há praias da cidade que o mar é muito tranquilo, ideal para quem está com crianças ou para quem não gosta de ondas fortes.

Se você procura um hotel com boa estrutura e quer ficar em uma região de águas calmas, opte por se hospedar na região superior da península (a parte “de cima” do 7), onde estão hotéis como o Barcelo Costa Cancun, o Cancun Bay Resort e o Real Inn Cancún, uma ótima pedida para fugir dos preços exorbitantes.

A região próxima das boates, no km 8 e 9 também é muito boa para quem quer aproveitar a vida noturna ou mesmo para quem prefere um mar mais tranquilo. Nessa área estão os hotéis Fiesta Americana Villas Cancún, o Grand Fiesta Americana Coral Beach, o Dream Sands Cancun, o Hyatt Ziva Cancún e o os hotéis da rede RIU, que são all inclusive e têm um custo bom comparado a outros de sistema similar. Se você não faz questão de ficar em um resort, pode ser uma boa pedida ficar no Aloft Cancun, que tem apartamentos bem localizados e com um bom preço.

riu-cancun

Vista do RIU Cancun All Inclusive

Ao longo da Zona Hoteleira, a quantidade de hotéis é enorme. Um dos pontos de destaque dessa região é o km 12-12.5 da Kukulkán, onde está o Shopping La Isla e hotéis como o maravilhoso The Westin Lagunamar, com quartos completíssimos, ideais para quem viaja em família, o Park Royal Cancun All Inclusive, que tem um buffet satisfatório, o Live Aqua Cancun e o ME Cancun All Inclusive.

sandos-cancun

Sandos Cancun Luxury All Inclusive

No km 14-15 estão hotéis de grande porte, como o Hard Rock Hotel Cancun All Inclusive, o JW Marriott Cancun, o Secrets The Vine Cancun All Inclusive (apenas para adultos) e o Sandos Cancun Luxury Resort All Inclusive, que tem um espaço na beira do mar muito gostoso e um bom spa.

Para quem quer economizar ou não faz questão de vista para o mar, pode valer a pena ficar no centro de Cancún, mas é preciso considerar que ficando nessa região você não terá acesso fácil ao mar e ao visitar a Zona Hoteleira, terá que aproveitar as praias públicas. No centro as opções são mais econômicas e ainda assim há bons hotéis, como o Four Points by Sheraton, Suites Malecon Cancun e o La Quinta Inn & Suites Cancun. Ficando nessa região, considere alugar um carro, que permitirá se deslocar com mais facilidade pela cidade.

Riviera Maya

A cidade de Cancún é apenas uma das opções de hospedagem na península de Quintana Roo, uma outra opção é a Riviera Maya, uma região que se estende por cerca de 130km ao longo do litoral. Ao longo da Riviera Maya existem diversos resorts e é nesse litoral que estão localizadas as cidades de Playa del Carmen e Tulum.

tulum

Tulum – Riviera Maya

O esquema de quem quer se hospedar na Riviera Maya é um pouco diferente de quem se hospeda em Cancún. A Riviera é uma região composta por várias pequenas cidades e ao longo da rodovia (Carretera Tulum-Cancún) que permeia o litoral da Riviera existem muito e muitos hotéis. Dirigindo pela rodovia você passa pela entrada de vários hotéis, e verá que são hotéis que estão afastados do movimento de pessoas e do comércio, por isso são locais ideais para quem quer sossego e para quem tem como prioridade curtir a estrutura do hotel e sua praia sem precisar sair dele. Como a grande parte desses hotéis são all inclusive, eles oferecem toda a estrutura que seus hóspedes precisam para passar o dia. No geral são também hotéis muito espaçosos, com centenas de quartos e espaços de lazer.

Outra diferença de Cancún para a Riviera Maya é que não há transporte público como em Cancún, então, para deixar o hotel você precisará de um táxi ou terá que alugar um carro. Para quem quer realizar passeios pelas redondezas, o que conta a favor da Riviera Maya, é que ela está melhor localizada com relação a alguns pontos de interesse, entre eles o parque X-Caret e os sítios arqueológicos de Tulum e Chichen-Itzá.

Alguns resorts na Riviera Maya são o Catalonia Privileged Maroma, o Catalonia Royal Tulum Beach, o Hard Rock Hotel Riviera Maya, Grand Residences Riviera Cancun e Artisan Senses Hotels.

Um pedaço do litoral entre Cancún e a Riviera Maya é conhecido como Riviera Cancun e alguns hotéis dessa área também utilizam essa nomenclatura. A área é uma boa alternativa para quem quer curtir a atmosfera da Riviera Maya, com hotéis mais afastados e privativos, com o o benefício de estar ao mesmo tempo próximo de Cancún ou de Playa del Carmen caso você queira fazer algo diferente durante o dia ou a noite. Nessa área estão os hotéis Secrets Silversands Riviera Cancun, Now Sapphire Riviera Cancun e Ocean Coral & Turquesa All Inclusive.

Playa del Carmen

Uma das cidades da Riviera Maya faz um sucesso especial e se tornou um destino que contrapõe toda a urbanização de Cancún. Playa del Carmen é vista como um destino rústico, interessante para quem gosta de cidades de pequeno porte, hotéis boutique e para quem quer fazer atividades caminhando. Uma comparação muito frequente é de Cancún foi feita para o gosto dos norte-americanos enquanto Playa del Carmen segue um gosto dos europeus.

playa-del-carmen

Playa del Carmen – Riviera Maya

A área turística da cidade resume-se a algumas ruas, sendo que praticamente tudo gira em torno da 5ª Avenida, uma via que reúne grande parte dos restaurantes e uma infinidade de lojinhas! Várias lojas de marcas famosas já estão presentes nessa rua e cada vez ela se desenvolve mais – recentemente a rua ganhou até um shopping. Em PdC, algumas opções de acomodações são as Suites Corazon, o Artisan Senses 5 Avenida, Porto Playa Condo Hotel e o Hotel Aventura Mexicana – todos muito bem localizados e próximos do burburinho da cidade.

Cozumel e Isla Mujeres

Para quem prefere lugares ainda mais sossegados, hospedar-se em uma das ilhas que os turistas visitam como destino de um dia pode ser uma opção. Isla Mujeres está próxima de Cancún e Cozumel próxima de Playa del Carmen. Ambas possuem poucos hotéis, são regiões muito bonitas para mergulho e serão boas alternativas para quem quer tranquilidade.

All Inclusive em Cancún?

Essa é uma decisão completamente pessoal e que varia muito de acordo com o estilo de viagem de cada um. É preciso analisar caso a caso, porque nem sempre o modelo all inclusive (aquele tipo de hospedagem que inclui todas as refeições e bebidas no valor da diária) é vantajoso.

Se você pretende realizar passeios todos os dias e é do tipo que não gosta de ficar parado, quer passar o dia explorando a cidade e suas opções, provavelmente não é o tipo de sistema indicado para você, afinal, passando o dia inteiro fora pouco você irá aproveitar do que o hotel oferece. Se você prefere curtir o hotel, está viajando para descansar, que curtir a piscina e passar o dia na beira do mar aproveitando da estrutura que o hotel oferece, aí sim parece uma opção indicada. Outra opção seria dividir a viagem entre os dias que você quer curtir o hotel e os dias que irá fazer passeios e, quem sabe, ficar em mais de um hotel dependendo de seus objetivos.

Coloque na balança os prós e os contras de cada opção e analise qual o tipo de viagem que você pretende fazer, assim fica mais fácil decidir e eventualmente economizar com a hospedagem.

Alugar carro em Cancún

É mais um dos temas que tem que ser avaliado individualmente. Em Cancún é perfeitamente possível conhecer a Zona Hoteleira e suas atrações através dos ônibus e complementar a programação através dos passeios que as agências oferecem. Mas se você prefere ter a liberdade de ir para onde quiser, na hora que quiser, fazer passeios por conta própria sem a presença de um grupo ou quer ter a possibilidade de conhecer lugares menos tradicionais, é uma ótima pedida alugar um carro. Em Cancún ele não é tão necessário porque na cidade há transporte público, mas quem fica na Riviera Maya ou adjacência poderá sentir falta de um carro quando quiser fazer passeios aos seus arredores.

Para ir a Cancun precisa de visto?

Não! Brasileiros que viajam a turismo ao México não necessitam de visto, apenas de um passaporte válido que cubra o período da viagem. O prazo máximo que se pode permanecer no país com visitando a turismo é de até 180 dias. Para mais informações, consulte o site do Consulado Geral do México em São Paulo.

Onde fica Cancún e como chegar

Cancún fica no México, no estado de Quintana Roo, às margens do Oceano Atlântico. A cidade está a cerca de 1.600km por terra da Cidade do México, capital do país, ou a cerca de 2h30 minutos da capital.

Saindo do Brasil você pode utilizar a Tam, Copa Airlines (com conexão no Panamá), Lan (via Lima), Avianca (via Bogotá), American Airlines (via Miami) e Delta (via Atlanta). Lembre-se que ao comprar um voo que faz conexão nos Estados Unidos, você precisará do visto do país.

como-chegar-cancun

Cancun ou Punta Cana? 

São destinos completamente diferentes, ainda que em ambos o mar seja supreendentemente belo. Cancún é um destino com muitos atrativos, muitos restaurantes, boates, shows, lojas etc. É um destino completo e diversificado. Punta Cana é um destino onde o foco são os hotéis all-inclusive e ficando neles você não precisa deixar o hotel para nada porque todos os dias existe uma programação diferente e há coisas diferentes para fazer. É um lugar bacana pelo fato de oferecer um bom custo-benefício e ser ótimo para descansar. Em Punta Cana o foco é o hotel e a praia na frente do hotel, em Cancún você tem uma cidade inteira para aproveitar. A logística da Riviera Maya se parece mais com a de Punta Cana.

Pacotes para Cancún

Embora muitas pessoas estejam acostumadas a viajar com pacote, é perfeitamente possível viajar a Cancún sem eles. A falta de burocracia para viajar é uma mão na roda e frequentemente o MD encontra promoções de passagens aéreas para a cidade. Além disso, há uma grande variedade de hotéis, passeios e atrações para visitar e sem um pacote você não fica amarrado a um roteiro único e pode explorar a cidade como preferir. Para ajudá-lo a programar sua viagem, leia nosso Guia de Cancún e o Guia de Playa del Carmen.

E você? Já esteve em Cancún? Conte para nós onde se hospedou e como foi sua experiência!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção