Guia Michelin 2025! Rio e São Paulo ganham 4 novos restaurantes estrelados


Guia Michelin 2025! Rio e São Paulo ganham 4 novos restaurantes estrelados
O Guia Michelin, francês referência na gastronomia mundial, anunciou uma nova seleção para os restaurantes do Rio de Janeiro e São Paulo, destacando estabelecimentos com suas cobiçadas estrelas. A cerimônia da edição 2025 foi realizada ontem no hotel Rosewood São Paulo, reunindo chefs e profissionais da gastronomia para celebrar a excelência culinária das duas cidades.
Guia Michelin 2025
Dos restaurantes avaliados, 20 conquistaram uma estrela, sendo 14 em São Paulo e 6 no Rio. Entre os quatro novatos, dois cariocas brilharam: Casa 201 e Oseille. Já na capital paulista, os estreantes foram Kanoe e Ryo Gastronomia, que ganharam os avaliadores com talento e sabor.
Mas nem tudo foi festa: o Oteque, do Rio, perdeu uma de suas duas estrelas, o que fez cair para cinco o número de restaurantes com duas estrelas no Brasil. Agora, são três paulistanos e dois cariocas com esse reconhecimento de peso.
Nenhum novo restaurante brasileiro foi elevado à categoria de duas estrelas e nenhum atingiu o máximo de três estrelas.

Coco + Limão + Hortelã, sobremesa do restaurante Tuju, com duas Estrelas Michelin
Entre os que mantiveram a dobradinha de estrelas, estão os já consagrados D.O.M., de Alex Atala, Evvai e Tuju, todos em São Paulo.
O Tuju, aliás, saiu com ainda mais um motivo para comemorar: além das duas estrelas, levou um prêmio especial – o maître Rodrigo Cavalcante foi eleito destaque na categoria hospitalidade pelos serviços prestados no restaurante.
Do lado carioca, seguem no topo com duas estrelas o Lasai, de Rafa Costa e Silva, e o Oro, comandado por Felipe Bronze. A gastronomia brasileira, definitivamente, continua dando um show!
Restaurantes recomendados
Além das estrelas, o Guia Michelin também destaca outros restaurantes que merecem um lugar na seleção pela qualidade de sua cozinha, independente do estilo.
Tanto no Rio quanto em São Paulo, o número de estabelecimentos na categoria de recomendados continua crescendo. Com as 12 novidades deste ano, o total chega a 84 restaurantes, sendo 30 no Rio de Janeiro e 54 em São Paulo.

Prato com vieiras canadenses do restaurante italiano Babbo Osteria, no Rio de Janeiro
Entre eles, há propostas para todos os gostos — desde os que exaltam os sabores da tradição culinária brasileira, como o Sal Gastronomia, até os voltados ao mar, como o OCYÁ Ilha.
Há também aqueles que nos convidam, sem o risco de jet lag, a viajar com o paladar para a Itália (Babbo Osteria, Giulietta Carni, Marena Cucina e Trattorita Evvai), o Japão (Goya Zushi e Shin Zushi), a Espanha (Cala del Tanit) ou Portugal (Quinta da Henriqueta). Veja a seguir
Novos restaurantes recomendados no Rio de Janeiro:
Babbo Osteria
OCYÁ Ilha
Quinta da Henriqueta
Rufino Parrilla
Novos restaurantes recomendados em São Paulo:
Cala del Tanit
Giulietta Carni
Goya Zushi
Le Jardin
Marena Cucina
Sal Gastronomia
Shin Zushi
Trattorita Evvai
Como funciona o Guia Michelin?
No universo rigoroso do Guia Michelin, cada estrela carrega um significado que vai muito além do brilho no símbolo, sendo um selo de excelência gastronômica. Uma estrela indica uma cozinha de alto nível, que aposta em ingredientes de qualidade e execução caprichada.
Com duas estrelas, o jogo sobe de nível: é uma experiência culinária marcante, com pratos criativos e sabores fora do comum. Já as cobiçadas três estrelas representam o ápice da gastronomia. Estamos falando de cozinhas excepcionais, onde cada receita beira a perfeição técnica e sensorial.
E você, o que achou dos resultados? Já esteve ou pretende conhecer algum dos restaurantes estrelados? Comente e participe!