logo Melhores Destinos

Guia Michelin divulga lista dos 21 melhores restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro

Daniel Akstein Batista
21/05/2024 às 20:00

Guia Michelin divulga lista dos 21 melhores restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro

O tradicional Guia Michelin anunciou os melhores restaurantes brasileiros, em escolha que ficou restrita a duas cidades, Rio de Janeiro e São Paulo. Seis estabelecimentos foram agraciados com duas estrelas e outros 15 ganharam uma estrela. Nenhum restaurante ganhou a honraria máxima, três estrelas.

A última edição do Guia com restaurantes brasileiros havia sido em 2020. Três estabelecimentos mantiveram as duas estrelas, com outros três novatos. Já outros sete lugares continuaram com sua estrela única, sendo oito estreantes.

Restaurantes duas estrelas

D.O.M. (São Paulo)

O famoso restaurante do chef Alex Atala continua agradando aos paladares dos avaliadores do Guia Michelin. “O menu degustação (também há opção vegetariana) é uma viagem pelos sabores da região amazônica, explorando comunidades ribeirinhas e ingredientes quase desconhecidos (raiz de priprioca, palmito, formigas, açaí, jambu, tucupi etc) provenientes de pequenos produtores locais, além de oferecer texturas e sabores surpreendentes que farão as delícias do paladar – todos preparados de forma criativa e baseados, ocasionalmente, em combinações de inspiração europeia”, diz parte do texto do Guia.

O D.O.M. está localizado na Rua Barão de Capanema 549, Jardins.

Evvai (São Paulo)

O Evvai é um restaurante estreante esse ano no Guia Michelin, localizado na Rua Joaquim Antunes, 108, em Pinheiros. E ganhou vários elogios dos avaliadores, que só falaram bem das invenções do chef Luiz Filipe Souza. “Sua culinária inovadora, fusão de influências brasileiras e italianas, resulta em pratos não apenas visualmente atraentes, mas repletos de habilidade, conhecimento e equilíbrio”, destacou o Guia.

Tuju (São Paulo)

O Tuju é outro restaurante paulista incluído na lista de 2024. O chef Ivan Ralston inaugurou a casa em 2014 e já ganhou estrelas Michelin em anos anteriores, mas havia fechado o restaurante em 2020 para se dedicar a outros projetos. No fim de 2023, no entanto, reabriu o Tuju na rua Frei Galvão, 135, Jardim Paulistano, e já conquistou mais uma estrela rapidamente.

“O chef Ivan Ralston, bem apoiado por uma grande equipe de cozinheiros, está totalmente comprometido com a gastronomia de forma profunda, utilizando seu conhecimento para combinar produtos e sabores sazonais brasileiros (especialmente de São Paulo) com as técnicas europeias mais contemporâneas e sempre com uma foco na criatividade e pesquisa”, elogia o Guia.

Veja também:

Passagens aéreas para São Paulo
Hotéis em São Paulo

Lasai (Rio de Janeiro)

O Lasai é o único restaurante carioca com duas estrelas que estreou na lista de 2024 (os outros dois já estavam em 2020). Com apenas 10 lugares no salão, é um lugar bem exclusivo, com um diferencial: você assiste a toda preparação do menu preparado pelo chef Rafa Costa e Silva. Ou, como diz o Guia Michelin, “jantar neste restaurante é como assistir a um espetáculo, mas com os melhores lugares da casa”.

O restaurante está localizado no Largo dos Leões 35, Humaitá.

Oro (Rio de Janeiro)

A descrição do Guia Michelin para o restaurante Oro, do chef Felipe Bronze e a sommelier Cecilia Aldaz, já é um bom convite para fazer uma visita a ele: “Um daqueles restaurantes que todo amante da gastronomia deveria conhecer”.

Localizado na Avenida General San Martin, 889, Leblon, o Oro já é bastante conhecido do Guia Michelin e de quem gosta de comer bem. Os cardápios Afetividade e Criatividade (com dois e quatro pratos principais, respectivamente) homenageiam as diferentes regiões do Brasil. “O que mais nos impressionou foi a criatividade das entradas, incluindo as soberbas ostras com jabuticaba, e a seleção de petiscos para comer com as mãos, alguns crocantes, outros brasileiros, e outros inspirados na culinária japonesa”, diz a avaliação do Guia.

Oteque (Rio de Janeiro)

O Guia Michelin não traz apenas destaques e elogios aos pratos servidos nos restaurantes, mas avalia também o serviço e o espaço. E o Otoque foi descrito como um “templo da gastronomia na cidade”. “Depois de passar pela fachada discreta, você pode deixar a agitação da vida cotidiana para trás neste restaurante de teto alto, onde o antigo e o altamente contemporâneo coexistem. A sala de jantar principal tem um toque industrial, com paredes de tijolos aparentes e seis grandes mesas redondas, além de um balcão de jantar em uma extremidade em frente à cozinha aberta”, diz parte do texto do Guia Michelin.

O restaurante do chef Alberto Landgrad oferece um menu único de degustação surpresa que varia de acordo com as estações do ano. Fica localizado na Rua Conde de Irajá, 581, Botafogo.

Veja também:

Passagens aéreas para o Rio de Janeiro
Hotéis no Rio de Janeiro

Restaurantes uma estrela

Confira a seguir os restaurantes brasileiros que receberam uma estrela no Guia Michelin 2024.

Em São Paulo:

  • Fame Osteria
  • Huto
  • Jun Sakamoto
  • Kan Suke
  • Kazuo
  • Kinoshita
  • Kuro
  • Maní
  • Tangará Jean-Georges
  • Murakami
  • Oizumi Sushi
  • Picchi

No Rio de Janeiro:

  • San Omakase Room
  • Cipriani
  • Mee

Outros restaurantes avaliados

Além dos restaurantes estrelados, o Guia Michelin mencionou ainda outros 37 estabelecimentos, que entraram na categoria “Bib Gourmand”, com um ótimo custo benefício – 7 estão no Rio de Janeiro e os outros 30 na capital paulista. Outros 82 restaurantes também foram selecionados como “boa cozinha”.

Confira a lista completa do Guia Michelin 2024 no site oficial.


Você já visitou algum desses restaurantes? Ele realmente vale uma estrela Michelin? Diz pra gente nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção