Aeroporto de Guarulhos usará inteligência artifical para monitorar temperatura de passageiros
Aeroporto de Guarulhos usará inteligência artifical para monitorar temperatura de passageiros
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, instalou câmeras térmicas para a aferição da temperatura dos passageiros. O equipamento que funciona por meio de inteligência artificial é capaz de analisar até 5 mil pessoas em 30 minutos. As câmeras foram instaladas na entrada de embarque do Terminal 2, que hoje corresponde a 90% do fluxo do aeroporto.
A GRU Airport, que administra o aeroporto, comunicou que o objetivo das câmeras é identificar passageiros que apresentem temperatura superior a 37,8ºC. Febre é um dos sintomas da Covid-19. Todas as pessoas que apresentarem a temperatura alta serão encaminhadas ao posto médico do aeroporto para atendimento.
As câmeras do aeroporto paulista contam com um calibrador especial que opera com o uso de inteligência artificial e analisa os algoritmos que medem a temperatura proporcional à quantidade de raios infravermelhos emitidos por uma pessoa. A tecnologia permite maior precisão na indicação da temperatura corporal, com margem de erro de até 0,3°C.
Leia também:
– Estacionamentos baratos próximos do Aeroporto de Guarulhos
A instação de câmeras térmicas é inédita nos aeroportos brasileiros, mas já se faz presente em vários aeroportos pelo mundo. No Brasil, a mesma tecnologia foi instalada no metrô de Salvador, na Bahia, no início deste mês.
As câmeras somente estão disponíveis no Terminal 2. Já no Terminal 3, onde se concentra boa parte dos voos internacionais, a aferição de temperatura dos passageiros será feita de forma manual por uma equipe médica. Vale lembrar que devido a pandemia e a queda no movimento, a GRU Airport suspendeu as operações no Terminal 1 do Aeroporto Internacional de São Paulo.