Grupo dono da companhia aérea Iberia desiste de comprar a Air Europa
Grupo dono da companhia aérea Iberia desiste de comprar a Air Europa
O International Consolidated Airlines Group (IAG), grupo que controla as companhias aéreas Iberia e British Airways, anunciou que desistiu de comprar a Air Europa, apesar de o acordo ter sido selado no início de 2023.
No ano passado, o IAG havia dito que compraria os 80% restantes (já era dona de 20%) da concorrente Air Europa por 400 milhões de euros. Com a nova decisão, uma novela que se estende há quase dois anos parece chegar ao fim.
Segundo reportagem da agência de notícias Reuters, o IAG desistiu da compra após a Comissão Europeia impor algumas condições, temendo que o acordo reduzisse a concorrência na aviação comercial na Europa.
Por desistir da transação, o grupo dono da Iberia terá de pagar uma multa de 50 milhões de euros à Air Europa, mas ainda manterá os 20% da companhia. “Não faz sentido para nossos acionistas e é por isso que estamos abandonando a operação”, disse o presidente-executivo da IAG, Luis Gallego, confirmando que a Comissão Europeia disse que as concessões oferecidas pelo grupo não eram suficientes.
Com essas movimentações, a IAG pode direcionar seu interesse de adquirir outra empresa no futuro. Segundo o próprio CEO do grupo, a companhia aérea portuguesa TAP está na mira.
Após o anúncio da desistência da compra, a Air Europa soltou uma nota reforçando seu plano de desenvolvimento, expansão e qualidade do serviço aos seus clientes.
“Embora a Air Europa não esteja imune à instabilidade de certos mercados nem aos atrasos na entrega de novos aviões, continuará aplicando seu Plano Estratégico 2024-2026, que estabelece as bases para seu crescimento e atividade, além de assegurar a consolidação da companhia aérea no hub de Madrid Barajas, assim como seu papel na conectividade entre Europa e América”, afirmou.
O que achou da desistência de compra da Air Europa? Comente abaixo e participe!