Governo cria grupo de trabalho para regular transporte aéreo de animais de estimação
Governo cria grupo de trabalho para regular transporte aéreo de animais de estimação
Discutir alternativas para melhorar as condições de transporte aéreo de animais no Brasil. É este o objetivo de um novo grupo de trabalho criado nesta semana pelo governo federal, por meio da portaria nº 397/2024.
Segundo a medida assinada pelo ministro de Portos e Aeroportos, o novo grupo vai avaliar as demandas da sociedade, coletar sugestões e amparar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na proposição de melhoria e atualização dos padrões adotados no transporte de animais em aeronaves.
O GT será coordenado pelo Ministério de Portos e Aeroportos e inclui a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Conselho Federal de Medicina Veterinária, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério da Saúde e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Os ministérios e órgãos integrantes vão indicar dois representantes para compor o grupo de trabalho, que após estudos vai elaborar um relatório final com as conclusões e recomendações. Além disso, o GT poderá contar com o apoio técnico de terceiros, de representantes de outros órgãos e entidades públicas e privadas, bem como de especialistas em temas necessários aos objetivos previstos.
A medida vem como resposta aos recentes casos de óbitos de animais de estimação em voos no Brasil. O mais recente, que comoveu o país todo, foi o caso do cachorro Joca.
Em abril deste ano, o golden retriever de 5 anos morreu após ser embarcado pelo Gol no voo errado. Ele deveria ter saído do Aeroporto de Guarulhos com destino ao Aeroporto Sinop, no Mato Grosso, entretanto, a companhia aérea embarcou Joca em um voo diferente, para Fortaleza, na capital cearense. O cãozinho sofreu um choque cardiogênico por conta da elevação de temperatura corporal, estresse e desidratação, e infelizmente não resistiu.
Quer receber mais notícias e dicas de viagens? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e aproveite!