Mais uma! Além da fusão com a Azul, grupo que controla a Gol quer a chilena Sky


Mais uma! Além da fusão com a Azul, grupo que controla a Gol quer a chilena Sky
O Grupo Abra, que controla a Gol, a Avianca e está próximo de fechar um acordo de fusão com a Azul, demonstrou interesse em mais uma companhia aérea, na chilena Sky Airlines.
A ideia do grupo é fortalecer ainda mais a sua presença na América Latina, principalmente no chamado Cone Sul, que inclui Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
Com a Gol e a Avianca, o Grupo Abra já tem uma boa cobertura nos países da América Central, além de Brasil, Colômbia e Equador. Se a fusão com a Azul realmente se concretizar, o seu domínio nesse território vai se intensificar. Para se ter uma ideia, Gol e Azul transportaram juntas mais de 57 milhões de passageiros em 2024, o que significa 61,4% do mercado brasileiro.
Com a Sky Airlines, o Grupo Abra ganharia ainda mais força. “O mercado do Cone Sul é obviamente relevante para nós, considerando que a rede que o Grupo tem hoje como um todo permitiria fornecer maior conectividade aos países desta parte da região com o resto das Américas e até mesmo com a Europa. E, nesse sentido, temos diversas formas de enfrentar esse desafio”, afirmou o Grupo.
“A Sky Airlines é obviamente uma opção. Como é de conhecimento público, durante a pandemia fizemos um empréstimo à empresa que pode ser convertido em ações. Nesse sentido, assim como a Abra, gostaríamos de trazer a Sky para o Grupo de forma mais completa e acreditamos que há muito valor para ambas as partes nisso. Mas, neste momento, não depende só de nós”, afirmou a holding.
Planos do Grupo Abra
Como o empréstimo deve ser pago em 2026, o Grupo Abra acredita que as negociações com a Sky ainda podem ter bons desdobramentos este ano. Mas reforça que esse não é o único foco da holding para 2025.
Dentre os principais projetos estão também tirar a Gol do Chapter 11 (o seu plano de reestruturação financeira nos Estados Unidos) e a possibilidade da fusão com a Azul – e uma coisa está estritamente ligada a outra, já que as conversas com a Azul só seguirão adiante assim que o processo americano for resolvido.
Recentemente, a holding comprou também a Wamos Air, uma empresa espanhola de leasing de aeronaves, para fortalecer a sua conectividade com a Europa.
*com informações do site R7