logo Melhores Destinos

Novo caça Gripen E da FAB faz seu primeiro voo no Brasil

João Goldmeier
25/09/2020 às 16:40

Novo caça Gripen E da FAB faz seu primeiro voo no Brasil

Ontem (24/10) foi um dia histórico para a Força Aérea Brasileira (FAB), com o primeiro voo do caça sueco Gripen E. Fruto de um programa de parceria entre o Brasil e Suécia, que envolve a transferência de tecnologia para a Embraer, o F-39, nome dado ao avião pela FAB, decolou do Aeroporto de Navegantes e pousou na pista da Embraer em Gavião Peixoto.

O primeiro avião foi produzido na Suécia e chegou ao Brasil de navio, no porto de Navegantes, de onde seguiu em comboio que passou pelas ruas da cidade até chegar ao Aeroporto local. Imagina só que legal ver um avião desses passando na frente de casa?

A ideia é que a partir do ano que vem os aviões já sejam produzidos localmente. Ao todo serão 36 aviões fabricados, que serão a espinha dorsal da aviação de caça brasileira.

O Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, destacou o âmbito dessa parceria:

“A Embraer desempenhará um papel de liderança na execução do programa Gripen no Brasil e será responsável pelo trabalho de desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo, montagem final e entrega das aeronaves de forma a apoiar a operação da Força Aérea Brasileira. Como parte da transferência de tecnologia o Programa Gripen será uma grande oportunidade para aumentar nosso conhecimento no desenvolvimento e manufatura de uma aeronave avançada de combate”.

O novo avião será apresentado oficialmente no dia 23 de outubro, durante as comemorações da semana do aviador. A Força Aérea Brasileira deve receber os primeiros aviões prontos para uso a partir do final de 2021.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção