Greve pode causar transtornos nos aeroportos na próxima sexta-feira!


Greve pode causar transtornos nos aeroportos na próxima sexta-feira!
Aeroviários dos principais aeroportos brasileiros podem paralisar suas atividades nesta sexta-feira, 28 de abril, em adesão à greve geral convocada pelas centrais sindicais contra a reforma trabalhista e a da previdência.
Muitos passageiros que vão aproveitar o feriado prolongado podem, portanto, enfrentar transtornos nos aeroportos, mesmo nos terminais onde os aeroviários não venham a aderir à greve, devido o efeito em cascata dos cancelamentos, que prejudica a programação de serviço das aeronaves. Serviços de check-in, embarque, desembarque e o setor de atendimento ao cliente poderão não funcionar normalmente.
O Melhores Destinos entrou em contato com as companhias aéreas brasileiras para saber o que os passageiros podem fazer diante desta situação. Confira as informações repassadas por cada empresa:
GOL
Clientes da GOL com voo marcado para 28 de abril que desejarem remarcar sua viagem (antecipar ou postergar), poderão fazê-lo sem custo pelos canais de atendimento online ou pelo número 0800 704 0465. Quem tiver passagem emitida pela Smiles deve entrar em contato com a central de atendimento Smiles: 0800 704 0465 (A GOL alterou o número de contato para este na manhã desta quinta-feira).
LATAM
Os passageiros com voos programados para o dia 28 de abril podem escolher entre uma das seguintes opções:
Mudanças de data/voo (mesma origem e destino)
Antecipar em 1 dia ou postergar a viagem para até 15 dias da data original sem cobrança de multas, sujeito a disponibilidade de cabine. Para além dos 15 dias, sujeito a diferença de tarifas, respeitando a validade do bilhete.
Mudanças de destino (nova origem/destino)
Alterar a origem/destino do voo sem a cobrança de multas, sujeita às diferenças tarifárias e respeitando a validade do bilhete.
Reembolso
Solicitar o reembolso do bilhete sem a cobrança de multas.
Azul
A Azul informa que, os Clientes que têm viagens marcadas e, de alguma forma, forem impactados pelos eventos desta sexta-feira, 28/04, poderão entrar em contato com a companhia pelos telefones 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 887 1118 (demais regiões) e verificar suas opções de viagem. A companhia ressalta que, até o momento, a programação de voos permanece inalterada.
Avianca
A Avianca Brasil recomenda que seus clientes agilizem o procedimento de check-in, por meio das seguintes modalidades: via internet, aplicativo para smartphones (iOS e Android) ou totem para autoatendimento – e que acompanhem a situação dos voos pelo link www.avianca.com.br/avianca-
Aerolíneas Argentinas
A Aerolíneas Argentinas informou a política de remacação para passageiros viajando dia 28, saindo do Brasil:
Mudança de data
Sem multa, sem diferença de tarifa, nem FEE de reemissão desde que as novas datas sejam entre 27 de Abril e 10 de Maio de 2017.
Devoluções
Somente para passageiros viajando dia 28 de abril de 2017 com saídas do Brasil.
American Airlines
A companhia informa aos passageiros com viagem marcada para o dia 28 de abril as seguintes regras:
Para o voos cancelados haverá o reembolso. Bilhetes emitidos antes do dia 26 de abril de 2017, com a data de viagem para o dia 28 de abril de 2017 poderão remarcar seu voo sem aplicação de multa para o período de viagem de 27 a 30 de abril de 2017. A mudança de origem/destino do voo acarretará na aplicação usual de multas. O bilhete deve ser remarcado até o dia 30 de abril de 2017. Para voos não cancelados não haverá retorno.
Air Canada
Para os passageiros que perderem o voo por motivo da greve, A Air Canada informou que não irá cobrar multa de remarcação desde que o embarque seja até 5 de maio. Se houver diferença de tarifa, a mesma deverá ser cobrada.
LUFTHANSA
Por conta da greve geral anunciada por diversas categorias e dos rumores de bloqueios e interdições de estradas para amanhã, 28/04/17, a Lufthansa pede que os passageiros com voos marcados para amanhã que se dirijam ao aeroporto com antecedência maior do que a usual.
A paralisação até o momento
Os profissionais ligados ao Sindicato Nacional dos Aeroviários, que representa a classe em quase todos os aeroportos (com exceção dos de São Paulo, do Recife, Porto Alegre e Manaus) decidiram aderir ao movimento nacional.
Aeroviários do aeroporto de Guarulhos e do Recife, ligados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), também confirmaram a paralisação – em Guarulhos, a greve deve começar a partir das 6h. Os de Porto Alegre vão se reunir na tarde desta quarta-feira para decidir sobre a adesão ao movimento.