logo Melhores Destinos

Grávida pode viajar, sim! Conselhos e dicas para viagens durante a gestação

Leila Aisen
12/12/2018 às 5:05

Grávida pode viajar, sim! Conselhos e dicas para viagens durante a gestação

A gravidez é uma fase maravilhosa em que nos vemos melhor do que nunca e temos esperança para o bebê que virá. Mas ela também implica em mudanças, grandes mudanças! As viagens nunca mais serão as mesmas, por isso é uma ótima oportunidade para viajar e viajar! Além disso, a gravidez pode ser uma boa desculpa para fazer compras e montar o enxoval em um país que vende coisas mais baratas que o nosso.

Eu moro em Buenos Aires, Argentina, e na minha gravidez eu viajei para Miami com BoA, para Bariloche com Flybondi e para a costa atlântica da Argentina de ônibus.

Para viajar grávida você só tem que levar em conta algumas questões, que eu te conto neste post, para que você aproveite tanto quanto eu viajar grávida!

Grávida pode viajar

Viajando grávida a Bariloche

Quando viajar grávida

Os médicos aconselham viajar no segundo trimestre da gestação, já que no primeiro e no último pode ser arriscado, além disso no último é mais desconfortável. Mas toda gravidez é diferente, por isso é muito importante consultar o seu médico.

Verifique com a companhia aérea se há um prazo para viajar grávida. A maioria das empresas permite viajar até a 36ª semana de gravidez, mas o limite pode ser antes. Algumas companhias aéreas solicitam um atestado médico ou que se preencha um formulário antes de viajar.

Dicas gerais para viajar durante a gravidez

Viagem leve! Nada para carregar peso demais!

Mantenha o histórico médico, o número de telefone do obstetra, as vitaminas pré-natais e os medicamentos que são necessários sempre na carteira ou na bagagem de mão.

Consulte o obstetra sobre qual medicamento tomar para aliviar a náusea, caso apareça.

Escolha um destino que não tenha doenças endêmicas que possam colocar a gravidez em risco.

Antes de viajar

Não esqueça de fazer o seguro de viagem! É sempre importante viajar com assistência, mas grávida ainda mais!

Investigue que tipo de assistência médica existe no destino. Nem todos os países têm o mesmo nível de assistência médica e, estando grávida, é bom escolher um que ofereça um bom nível.

Descubra se há doenças endêmicas no país para visitar. Evite países com riscos de doenças.

Grávida pode viajar

Viajando grávida de avião

Evite a janelinha! Reserve um assento no corredor para não ter que passar por cima dos outros passageiros para ir ao banheiro ou caminhar, o que é altamente recomendável para as grávidas.

Reserve o assento na parte da frente do avião, já que ali se sente menos movimento da aeronave.

Beba muito líquido, mas evite bebidas gaseificadas ou comer alimentos que produzam gás, porque o gás se expande no abdômen com a altitude e isso é bastante desconfortável.

Aperte o cinto de segurança em todos os momentos, uma dica aliás que se aplica a todos, não apenas às mulheres grávidas.

Use roupas soltas e confortáveis, flexione os pés durante o voo e caminhe pelo avião quando for seguro para se levantar do assento.

Consulte seu médico e use meias de compressão (exceto em casos de diabetes ou má circulação) para ajudar com a circulação sanguínea e reduzir o risco de trombose venosa profunda (TVP), que é um coágulo sanguíneo dentro de uma veia. Sentar-se por longos períodos em qualquer tipo de viagem aumenta suas chances de ter TVP. Essas dicas se aplicam a todos, não apenas grávidas.

Viajando grávida de carro

Use sempre um cinto de segurança, como todos devem fazer, mas, neste caso, abaixo da barriga.

Tente não dirigir mais de 5 ou 6 horas por dia.

Em viagens longas, beba bastante água, vista roupas soltas e faça pausas para sair do carro, andar e se alongar.

Incline a posição do banco e mova-o o mais longe possível do quadro ou do volante.

Não há indicação exata até quando se pode dirigir estando grávida, embora geralmente recomendem não fazê-lo depois do oitavo mês. Em qualquer caso, consulte o médico e a companhia de seguros do seu veículo.

Você viajou grávida? Que outras dicas você pode adicionar? Compartilhe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção