Hotéis e parques reabrem em Gramado e Canela

João Goldmeier
João Goldmeier
24/06/2020  ·  16:1024 · jun · 2020  ·  16:10

Hotéis e parques reabrem em Gramado e Canela

A Serra Gaúcha está aberta para os turistas uma vez mais. Depois de permanecer uma semana fechada por conta da evolução da pandemia, a região retornou à bandeira laranja e pôde assim reabrir hotéis e comércio com restrições.

Como funciona o Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul

Para enfrentar a pandemia de Covid-19 o Rio Grande Sul criou o “Modelo de Distanciamento Controlado”. Nele o Estado foi dividido em 20 regiões, que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total, 11 indicadores (como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis, dentre outros) determinam a classificação das bandeiras da região.

Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da segunda-feira seguinte. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras. Além disso, cada setor econômico tem critérios específicos que variam de acordo com a bandeira.

O que foi feito?

Depois de alcançar a bandeira vermelha, os municípios da região se uniram para abrir 31 novos leitos de UTI, um dos principais critérios para classificação. Com isso puderam retornar à bandeira laranja que significa risco médio. Com isso puderam retornar suas atividades de maneira controlada.

Como está a pandemia em Gramado e Canela?

A situação nestas cidades permanece sob controle. A bandeira vermelha anterior deu-se pelo aumento expressivo no número de casos em cidades com mais indústrias como Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

O que funciona em Gramado e Canela?

Desde a última segunda (22 de junho), quase tudo voltou a funcionar na região, ainda que com limitações de capacidade e/ou no número de trabalhadores. Hotéis e pousadas podem operar com até 70% da sua ocupação. Parques temáticos só podem funcionar com 50% da capacidade. Já Parques, reservas naturais, jardins botânicos e zoológicos funcionam com 25% da capacidade.

O comércio opera normalmente, ainda que com restrição no número de trabalhadores. Casas noturnas, bares e pubs permanecem fechados.