logo Melhores Destinos

Governo vai leiloar aeroportos em destinos paradisíacos como Jericoacoara e Chapada Diamantina

Daniel Akstein Batista
05/06/2025 às 9:44

Governo vai leiloar aeroportos em destinos paradisíacos como Jericoacoara e Chapada Diamantina

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) deve lançar ainda este mês um edital de processo simplificado para leilão de 19 aeroportos regionais. A medida faz parte do Programa AmpliAR, já validado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A lista desta primeira fase do programa traz aeroportos que são a porta de entrada de importantes turísticos, como Cruz (pertinho de Jericoacoara), Lençóis (na Chapada Diamantina), Barreirinhas (uma das bases dos Lençóis Maranhenses) e Aracati, onde fica Canoa Quebrada.

Os aeroportos que vão ser colocados para concessão fazem parte de 11 estados, concentrados na Amazônia Legal e no Nordeste.

Aeroporto Regional de Jericoacoara (JJD), localizado em Cruz, a cerca de 30 km da vila

De acordo com o MPor, o objetivo do programa é garantir investimentos necessários para viabilizar operações aeroportuárias com a experiência das concessionárias, tirando de estados e municípios as obrigações dos custos operacionais.

Os 19 aeroportos vão exigir um investimento de R$ 1,35 bilhão (cerca de R$ 77 milhões por aeródromo em média). As ofertas vão ser feitas individualmente e não mais em blocos, como proposto inicialmente.

Confira os aeroportos que vão entrar em leilão:

– Aracati (CE)
– Araguaína (TO)
– Araripina (PE)
– Barcelos (AM)
– Barreirinhas (MA)
– Cacoal (RO)
– Cruz (CE)
– Garanhuns (PE)
– Guanambi (BA)
– Itacoatiara (AM)
– Itaituba (PA)
– Lençóis (BA)
– Parintins (AM)
– Paulo Afonso (BA)
– Porto Alegre do Norte (MT)
– São Raimundo Nonato (PI)
– Serra Talhada (PE)
– Taraucá (AC)
– Vilhena (RO)

Aeroporto de Lençóis

“O crescimento do turismo de lazer e do turismo de negócios exige uma aviação regional cada vez mais robusta. Com o AmpliAR, vamos levar infraestrutura onde ela é essencial para o desenvolvimento do país”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

A previsão do governo é abrir as propostas em setembro e concluir os ajustes contratuais até o final do ano. Os aeroportos que não receberem propostas nesta rodada seguirão disponíveis.

Muitas vezes com pistas e instalações precárias, esses aeroportos regionais ficam com operações limitadas, recebendo aviões de pequeno porte. Se passarem pelo processo de concessão, podemos esperar melhorias e até mais voos nesses aeroportos. Vamos aguardar!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção