logo Melhores Destinos

Governo altera mais uma vez as regras para entrada de menores de idade vacinados

Thayana Alvarenga
22/02/2022 às 10:58

Governo altera mais uma vez as regras para entrada de menores de idade vacinados

O Ministério da Saúde alterou mais uma vez as regras para entrada de menores de idade imunizados no Brasil. Com a mudança, fica definido que o comprovante de vacinação da covid-19 será exigido de quem chegar ao país de avião e tiver a partir de 12 anos, e não mais 5 anos como estava decidido anteriormente. Se a entrada em território brasileiro for feita por via terrestre, continua a idade de 5 anos para apresentação do comprovante de vacina.

Os passageiros a partir de 12 anos devem apresentar no check-in o comprovante de imunização completo, com duas doses ou dose única. Além disso, é preciso um teste negativo da covid-19 realizado em até 24h do embarque se antígeno ou em até 72h se RT-PCR. Também é necessário preencher o formulário online  Declaração de Saúde do Viajante – DSV até 24h do embarque.

Somente serão permitidos passageiros a partir de 12 anos sem o esquema vacinal completo se não forem elegíveis por motivos médicos, se vierem de países que não tenham oferta de vacinação disponível com amplo alcance, ou por motivos humanitários excepcionais. Neste caso o passageiro deverá fazer quarentena de 14 dias no destino final. O isolamento pode ser encerrado se o viajante estiver assintomático e tenha obtido resultado negativo para o teste Covid-19 (RT-PCR ou de antígeno) realizado a partir do quinto dia após o início da quarentena.

Crianças menores de 12 anos ficam isentas de apresentar o comprovante de vacinação da covid-19 para entrar no Brasil

Outra mudança feita foi a alteração na isenção do passaporte de vacina para países com baixa imunização. Ou seja, viajantes de alguns países seguem sem precisar mostrar o comprovante, mesmo passando por destinos que exigem a vacina. São eles:

Afeganistão, Argélia, Angola, Armênia, Benin, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Djibouti, Egito, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Haiti, Iraque, Quênia, Kiribati, Libéria, Líbia, Madagascar, Malawi, Mali, Moçambique, Myanmar, Namíbia, Nicaragua, Niger, Nigéria, Papua Nova Guiné, Senegal, Serra Leoa, Ilhas Salomão, Somália, Sudão do Sul, Sudão, República Árabe da Síria, Togo, Uganda, Tanzânia, Vanuatu, Iémen e Zâmbia.

Mais informações na publicação oficial!


Quando anunciada na semana passada, a exigência do comprovante de vacinação da covid-19 para crianças não foi bem aceita por muitos, que alegaram se sentirem obrigados a vacinar seus filhos para viajar. E você, o que achou da medida? Exagerada ou necessária em tempos de pandemia? Comente abaixo e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção