Água de graça! Google Maps agora mostra os 1.200 bebedouros e fontes de Paris
Água de graça! Google Maps agora mostra os 1.200 bebedouros e fontes de Paris
Paris é conhecida como a Cidade Luz, mas podemos chamá-la também de a capital da água potável, pois é a cidade europeia com o maior número de fontes públicas para consumo. E o melhor: desde o mês passado ficou mais fácil encontrar um dos 1.200 bebedouros espalhados por Paris, já que agora eles podem ser localizados no Google Maps.
Apesar de a cidade ter mais de mil bebedouros, muita gente desconhecia que a água das fontes podiam ser consumidas. E mesmo os franceses não sabiam exatamente onde elas se encontravam. Com o aplicativo Google Maps, tudo mudou. “Partimos de um paradoxo: apesar do número, essas fontes eram difíceis de encontrar antes de serem colocadas online”, afirmou Benjamin Gestin, diretor administrativo da Eau de Paris, o principal fornecedor de água da região, ao jornal Le Parisien.
Como muitos bebedouros parecem mais uma obra de arte, a impressão é que eles fazem parte do patrimônio cultural e artístico de Paris e nem todo mundo aproveitava o seu maior benefício: ter água de graça. Um exemplo são as Fontaine Wallace, uma grande estrutura de ferro antiga datada de 1872 – hoje, a capital francesa conta com mais de 100 modelos dessa fonte.
Água potável para todos
A ideia de colocar todos os bebedouros de Paris no Google Maps é mais uma etapa do objetivo da Eau de Paris de tornar a água potável mais acessível em espaços públicos. Assim, o principal fornecedor de água da região fez um acordo com o Google para facilitar a vida dos moradores e turistas.
E encontrar um dos 1.200 bebedouros de Paris realmente ficou mais fácil. Basta entrar no Google Maps, digitar ‘fontaine eau’, que logo vão aparecer as opções de fontes – e ao colocar o seu local atual, a ferramenta já dará o caminho para chegar ao bebedouro mais próximo.
Presidente da Eau de Paris, Dan Lert comemorou a novidade nas redes sociais. “Com @eaudeparis, transmitimos as coordenadas GPS de todos os bebedouros para listá-los no Google Maps”, afirmou.
Avec @eaudeparis , on a transmis les coordonnées GPS de toutes les fontaines à boire pour les répertorier dans Google Maps. À vos gourdes ! pic.twitter.com/woXCI2kIVV
— Dan Lert (@danlert) April 21, 2023
A campanha da empresa fornecedora de água quer também estimular os parisienses a andarem sempre com sua própria garrafa para poderem enchê-la sempre que precisarem, fazendo com que o consumo de garrafas plásticas diminua. Todos os 1.200 bebedouros disponíveis estão ligados à rede de distribuição de água da cidade.
Os estabelecimentos de Paris também fazem parte da campanha e desde o ano passado cerca de 800 comerciantes enchem gratuitamente a garrafa de quem pedir mesmo sem a necessidade de algum outro consumo no local. Para saber qual restaurante/bar/café participa da campanha, é só procurar por esse selo na frente na entrada das lojas.
Além do Google Maps, quem procurava um bebedouro com água potável grátis em Paris também podia encontrá-lo no próprio site da Eau de Paris. A ferramenta mostra todas as fontes disponíveis, aquelas que estão fora de uso e o mais curioso: as fontes com água com gás. Sim, há bebedouros exclusivos com água com gás, as ‘fontaine pétillante’.
Já vimos como é fácil achar água de graça em Paris, mas como fazer o mesmo em outras cidades da Europa? Uma dica é usar o aplicativo Drinking Fountains, que ajuda a achar mais de 200 mil bebedouros em cidades europeias e em todo o mundo.
Com o euro custando mais de 5 reais, economizar na água em uma viagem já é uma ótima notícia. Você sabia que Paris tinha mais de mil bebedouros à vontade em espaços públicos? Confesso que fiquei surpreso com esse tanto de fontes. Se estiver pensando em conferir de perto todas esses bebedouros (e, claro, curtir tudo o que a capital francesa tem de melhor), comece a ver aqui as passagens aéreas para Paris e excelentes opções de hotéis em Paris.
*Foto de capa: Clement Dorval / Ville de Paris