Gol terá filial para operações no Chile? Fomos conferir!
Gol terá filial para operações no Chile? Fomos conferir!
Uma imagem que circula hoje nas redes sociais despertou muita curiosidade e teorias entre os amantes da aviação. A foto mostra uma aeronave Boeing 737 nas cores da Gol estacionada em um hangar e identificada com bandeira e matrícula chilenas (CC-DNU). Na fuselagem, lê-se “Operado por NG Servicios Aéreos”. O registro imediatamente gerou especulações sobre a criação de uma filial da companhia aérea brasileira no Chile. Será que estaria próximo o nascimento da Gol Chile?

(Reprodução X/Usuário @vicho_zs)
A NG Servicios Aéreos é uma empresa chilena criada pelo Grupo Abra, do qual a Gol faz parte, e cuja publicação oficial de constituição foi feita em julho deste ano no Diário Oficial do Chile. O documento diz que a nova companhia fará “o transporte aéreo de passageiros, carga e correio de forma combinada ou individual, tanto doméstico como internacional, seja em serviços de transporte aéreo regular, irregular, esporádico, fretado ou de qualquer outro tipo”.
A NG Servicios Aéreos, inclusive, já tem um site, mas que ainda está em construção.
Gol não terá filial no Chile, pelo menos por enquanto
Em nota ao Melhores Destinos, o Grupo Abra esclareceu que a NG Servicios Aéreos “será dedicada a operações aéreas não regulares (fretamentos/ACMI) e será baseada em Santiago, no Chile”. Não se trata, portanto, de uma filial chilena da Gol, pelo menos neste momento.

A empresa disse ainda que “tais operações não regulares serão designadas para qualquer empresa aérea parte do Grupo Abra [Avianca, Gol e Wamos], e outros operadores, dependendo das oportunidades de mercado e operacionais de cada companhia”.
ACMI é uma sigla em inglês que significa Aircraft (aeronave), Crew, (equipe de bordo), Maintenance (manutenção) e Insurance (seguro), e é um formato que permite a uma companhia aérea ”alugar” esses serviços junto a um terceiro. É o que a Azul, por exemplo, faz com a HiFly e a EuroAtlantic ao usar aviões dessas empresas em algumas rotas internacionais.
Em resumo, os aviões da NG poderão ser usados em voos extras ou sazonais das companhias Gol, Avianca e Wamos, como operações para destinos de verão ou fretamentos com agências de viagem, por exemplo.