GOL anuncia reajuste de 41% no valor das passagens vendidas à Smiles
GOL anuncia reajuste de 41% no valor das passagens vendidas à Smiles
A GOL divulgou hoje um comunicado ao mercado informando que a partir de 1º de janeiro vai reajustar em 41% o preço das passagens aéreas na tarifa padrão vendidas à Smiles, conforme previsto no contrato entre as empresas. Já o valor das milhas vendidas à GOL terá um reajuste de apenas 2,7%.
O aumento nos custos com combustível de aviação, frota e a variação cambial devem ter influenciado o índice de reajuste, que deve impactar as passagens da GOL oferecidas pela Smiles, já que é provável que boa parte desse aumento seja repassada aos clientes do programa de fidelidade.
Mas é bom lembrar que o percentual aprovado não atinge linearmente todos os resgates. A Smiles também compra passagens da GOL na tarifa comercial, quando não tem mais disponibilidade na tarifa padrão (com um desconto sobre o valor cobrado pela companhia no mercado), bem como pode negociar tarifas promocionais, mas sem garantia de disponibilidade.
Desde a crise com a Avianca Brasil e dos problemas na frota da GOL, com a paralisação dos Boeing 737 MAX e de parte dos Boeing 737 NG, a Smiles vem sofrendo com a alta ocupação dos voos da GOL, o que acaba encarecendo os custos das passagens comerciais. Agora, com esse reajuste na tarifa padrão, o impacto para a Smiles será maior.
Resgates aéreos por tipo de tarifa na Smiles (nº transações)
Notem que de acordo com o gráfico acima, divulgado pela Smiles na última apresentação de resultados para os acionistas, em 2019 a quantidade de passagens na tarifa comercial mais que dobrou e relação aos anos anteriores. Mas duas a cada três passagens ainda são resgatadas usando a tarifa padrão e tarifas promocionais.
Segundo o comunicado, o Conselho de Administração da Smiles aprovou por unanimidade os referidos ajustes.
Vale destacar que o reajuste é anual, sendo, portanto aguardado. O que chamou a atenção foi o percentual de aumento de 41%, contra apenas 2,7% de contrapartida no reajuste das milhas compradas pela GOL (e que são receita para Smiles).
Quem tiver planejando resgates para viajar em datas próximas é bom se antecipar, já que podem ocorrer aumentos ja na virada do ano. O Viaje Fácil (reserva fiado) da Smiles pode ser uma boa alternativa, já que permite garantir o preço em milhas e quitar até 60 dias antes do voo.
Contatamos a assessoria da Smiles para comentar o reajuste. Túlio Oliveira, diretor de pricing, CRM e alianças aéreas da Smiles assinou a seguinte nota, reproduzida na íntegra:
“O objetivo da Smiles é facilitar a viagem para o seus mais de 16 milhões de clientes, e, logo, a empresa garante que continuará mantendo os seus preços competitivos em relação ao mercado. Somos uma empresa inovadora e que coloca o cliente no centro de sua estratégia. Para 2020, vamos buscar ser ainda mais eficientes oferecendo opções de resgates de passagens cada vez mais atraentes.”
Veja também:
- GOL anuncia nova proposta para reincorporar Smiles até março de 2020
- Por que o preço das passagens com pontos aumentou tanto? Dez dicas para se proteger da inflação das milhas!
Confira o comunicado na íntegra