Gol inicia venda de passagens para Fernando de Noronha sem autorização


Gol inicia venda de passagens para Fernando de Noronha sem autorização
Na última sexta-feira, a Gol anunciou a retomada de suas operações em Fernando de Noronha a partir de 1º de abril, e já começou a vender as passagens aéreas. Mas com um problema: ela não estava autorizada a iniciar a venda e foi notificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo matéria do jornal Folha de S. Paulo.
A Gol não opera em Fernando de Noronha há mais de dois anos. A interdição para pousos de aviões de grande porte foi determinada em outubro de 2022, após a Anac identificar fissuras e buracos na pavimentação do aeroporto. Desde então, apenas aeronaves menores, como os ATR operados pela Azul e pela Voepass, puderam operar no local.
Na última semana, a Gol anunciou que a partir de 1º de abril teria dois voos diários para o arquipélago, um partindo do Recife e outro, inédito, com saída do Aeroporto de Guarulhos. Mas, segundo a Folha de S.Paulo, “o início dos voos ainda dependia de liberação pelas autoridades locais, o que não ocorreu”.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e a Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), uma reunião amanhã vai definir todos os aspectos envolvidos na retomada das operações com os aviões de grande porte em Noronha, incluindo a venda das passagens aéreas.
“Após o encontro, o governo fará os ajustes necessários para as autorizações e para garantir o desenvolvimento sustentável da ilha”, disse a secretaria em nota. A Anac já afirmou que a pavimentação do eixo central da pista foi concluída, mas a data oficial para a liberação de aviões maiores ainda não foi divulgada.
Entramos em contato com a Gol, mas ainda não tivemos retorno. No site da companhia, as passagens continuam sendo vendidas. As viagens estão marcadas para acontecer na aeronave Boeing 737-8 Max. Também encontramos voos da companhia para emissão com pontos do programa AAdvantage da American Airlines.
A Gol já havia anunciado outras datas para iniciar a sua retomada de voos em Noronha, mas precisou adiá-las devido à demora da liberação da pista do aeroporto. Em novembro do ano passado, a Latam chegou a anunciar a volta dos voos para Fernando de Noronha, mas também suspendeu a venda de passagens justamente por atrasos nas obras e liberações.
Se a reunião de amanhã apresentar novidades, traremos todas as notícias para vocês!