logo Melhores Destinos

Gol quer ter Aeroporto do Galeão como principal centro de operações no Brasil

Luigi Rigoni
09/06/2025 às 13:11

Gol quer ter Aeroporto do Galeão como principal centro de operações no Brasil

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Após concluir o processo de recuperação judicial, a Gol parece pronta para dar novos passos. A companhia acaba de anunciar que deve transformar o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em seu principal hub (centro de operações) no Brasil.

A mudança de foco deve começar a partir do segundo semestre e marca mudanças na estratégia da empresa, até então centrada em São Paulo. Veja o que já sabemos sobre.

Baixe o aplicativo do Melhores Destinos para não perder nenhum notícia sobre o universo das viagens e encontrar as melhores promoções!

Galeão como foco da Gol

O vice-presidente comercial da Gol, Mateus Pongeluppi, destacou em entrevista ao portal Panrotas que a decisão acompanha o aumento recente no tráfego internacional direto para o Rio, que cresceu entre 30% e 40%.

gol-novo-hub-galeao-00

Segundo ele, a capital tem potencial turístico e relevância no setor de negócios, combinação que favoreceu a escolha. No entanto, o Rio ainda não atingiu o patamar esperado pela companhia. Por isso, a Gol está direcionando esforços para tornar o Galeão seu principal hub no médio prazo.

Novo cenário em São Paulo

Apesar do novo protagonismo do Rio, a capital paulista seguirá como uma base estratégica para a Gol. Atualmente, entre 30% e 40% dos voos no estado são de conexão. A ideia é remanejar parte desses trechos com base no novo plano estratégico.

gol-novo-hub-galeao-00

Em Congonhas, onde a empresa opera 24 voos diários, estão em avaliação ajustes de horários e frequências para acompanhar as mudanças. “No futuro, vamos ampliar o tráfego local, conectando via Congonhas ou Brasília. Seremos o segundo maior player em São Paulo, com excelente oferta”, disse o vice-presidente comercial.

Próximos passos

A Gol também sinalizou avanços na cobertura de outras regiões do Brasil. Após o período de escassez de aeronaves, a companhia planeja reforçar sua presença no Norte e no Nordeste, as áreas mais impactadas até agora. Entre as ações previstas estão a criação de um novo hub no Norte, ainda sem local definido, e a ampliação das operações no Nordeste, com destaque para Salvador.

Gol novo hub no Galeão

No Sul, os ajustes já foram concluídos e a operação é vista como estável. Já em Brasília, onde a Gol pretende fortalecer tanto as rotas domésticas quanto internacionais, com atenção aos mercados regionais, como Maringá e Ribeirão Preto, que podem ser reativados.

Além do mercado doméstico, a Gol também mira a expansão internacional. A companhia planeja consolidar sua presença na América do Sul e no Caribe, com a meta de operar voos para todas as capitais sul-americanas, disse ao Panrotas.  Planos ambiciosos que marcam o encerramento de um dos momentos mais desafiadores da história da companhia.

A Gol anunciou na última sexta-feira (6) oficialmente sua saída do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos (Chapter 11). Com a reestruturação concluída, a companhia passa a operar com menos dívidas, situação financeira mais equilibrada e um novo plano de crescimento.


Com informações do Panrotas.  

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção